O desporto incentiva e melhora a aptidão física e a redução da obesidade infantil, que se tornou num dos maiores desafios de saúde pública do século XXI.

De acordo com um estudo realizado durante o ano letivo 2016/17 pela APCOI (Associação Portuguesa contra a obesidade infantil), em Portugal, 28,5% das crianças entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, entre as quais 12,7% são obesas.

A prática de desporto traz inúmeros benefícios para as crianças e jovens. E não só ao nível físico.

- O desporto é uma ferramenta social poderosa que reúne pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, religiosas e socioeconómicas.

- O desporto desempenha um papel importante na melhoria da saúde física e mental e na promoção da cidadania ativa e da inclusão social.

- O desporto é um bom ponto de partida para a promoção da educação baseada em competências para a vida e estilos de vida saudáveis.

- De acordo com a Unicef, há evidências de que o desporto e a brincadeira melhoram o desenvolvimento e a aprendizagem da criança e estimulam um melhor desempenho académico.

- O desporto aumenta a auto estima entre as raparigas e oferece oportunidades para ultrapassar as barreiras relacionadas com a diferença de género.

- O desporto pode ser usado para promover um ambiente seguro e protetor para as crianças e ensina os jovens como resolver conflitos de forma não violenta.

As atividades desportivas podem ser de baixo custo ao utilizar-se recursos disponíveis localmente (como os equipamentos desportivos em jardins e parques).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.