O sono é uma necessidade vital para todas as pessoas. Durante o sono, muitas atividades importantes acontecem no organismo. Dormir é essencial, por exemplo, para o desenvolvimento do cérebro e do corpo. Esta é uma das razões porque as crianças muito pequeninas passam tantas horas a dormir.

Não dormir o número de horas necessárias pode ter consequências muito mais graves para as crianças do que simplesmente um mau acordar.

Ajudar a criança a dormir em 6 passos
Ajudar a criança a dormir em 6 passos
Ver artigo

Problemas de saúde, como a obesidade e a menor resistência a doenças, e problemas de comportamento, como hiperatividade, impulsividade e desatenção, podem estar relacionados com a falta de sono na criança.

Para garantir o desenvolvimento saudável da sua criança é muito importante conhecer as necessidades habituais de sono para cada etapa do seu desenvolvimento e o que contribui para formar bons hábitos de sono desde muito cedo.

Veja o vídeo

De quantas horas de sono necessitam as crianças?

As necessidades de sono das crianças variam durante os primeiros anos de vida. Mas, de uma forma geral, as crianças precisam de dormir bastante e temos que ter em conta o número de horas de sono recomendados para cada etapa quando organizamos as suas rotinas e estabelecemos os seus horários, como a hora de deitar. Veja o quadro em baixo:

De quantas horas de sono necessitam as crianças?
créditos: Direitos Reservados

É importante lembrar ainda que cada criança é uma criança e as necessidades de sono podem variar. Ninguém melhor que os pais para perceberem se a criança está a descansar o suficiente e não manifesta possíveis sinais de falta de sono. Estar frequentemente irritada ou agitada, adormecer assim que entra no transporte, mesmo em pequenas deslocações, ou ficar constantemente doente podem ser sinais de falta de sono.

Para mais informações consulte www.papabem.pt

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.