Este artigo tem mais de 6 anos
Patrocinado por
Farmácias Portuguesas
A ingurgitação mamária é o termo médico utilizado para descrever o aumento de volume de leite no peito. Quando ocorre, o peito fica rijo, inchado e dorido, o que dificulta a amamentação.
A ingurgitação pode acontecer em qualquer altura da amamentação embora seja bastante comum nos primeiros dias, após o nascimento do bebé.
Causas: início tardio da amamentação, diminuição da duração ou frequência da amamentação e dificuldade do bebé em agarrar a mama, diminuindo a sua eficácia.
Como pode aliviar o desconforto?
- Coloque panos ou compressas mornas sobre o peito ou tome um banho de água morna antes de amamentar, isto estimula o fluxo de leite e irá ajuda-la na amamentação;
- Massaje frequentemente o peito;
- Se não conseguir amamentar ou se após a amamentação a mama continuar cheia deve efetuar uma extração manual do leite: coloque o polegar sobre a mama, no topo da aréola, e os restantes dedos por baixo da mesma (mão em forma de “C”). Comprima utilizando o polegar e o indicador. Repita o movimento de forma ritmada, girando a posição dos dedos ao redor da mama. Esta técnica irá ajudá-la a eliminar parte do leite.
Em alternativa pode utilizar uma bomba extratora de leite, que encontra na farmácia, para aliviar o ingurgitamento e estimular o fluxo de leite. Contudo tenha atenção pois a sua utilização em excesso pode estimular o peito a produzir ainda mais leite, piorando a situação;
- Após a amamentação ou extração de leite, utilize panos ou compressas frias para aliviar a dor e diminuir o inchaço.
Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas
Comentários