Por volta do sexto mês de vida começam a nascer os primeiros dentes. São introduzidas as papas com legumes, hortaliças e frutas e, mais tarde, peixe, carne e ovos, explica a odontopediatra Alda Tavares. A especialista alerta para a importância de não adicionar açúcares na dieta do bebé – tais como, juntar ao leite, chocolate, mel ou preparados lácteos à base de cereais.
«Observamos com frequência a presença de cáries nos bebés que adormecem com o biberão durante a noite», refere a odontopediatra, alertando para a importância de evitar o uso do biberão durante o sono.
Como identificar o início da cárie
«Estas cáries manifestam-se por manchas esbranquiçadas, junto à gengiva, sobretudo nos incisivos superiores. Com a persistência do hábito, estas lesões brancas dos dentes fraturam e dão origem às cavidades de cáries típicas», acrescenta.
Segundo a especialista, trata-se de lesões com uma coloração esbranquiçada e baça, semelhante ao giz, normalmente localizadas nas superfícies dentárias próximas da gengiva. Estas lesões marcam o início da cárie dentária, explica Alda Tavares, recomendando que nestas situações os bebés sejam observados e tratados por profissionais especializados em crianças.
Texto: Ana Margarida Marques
Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no Facebook O Nosso Bebé.
Comentários