Quando chegar ao terceiro trimestre da gravidez, irá provavelmente começar a criar a sua reserva de soutiens de amamentação, discos de amamentação e camisas fáceis de desabotoar, preparando-se assim para os meses seguintes. Mas há mais uma coisa que pode fazer para se preparar para amamentar: crie o seu próprio refúgio de amamentação, um paraíso na sua casa, pensado à sua medida. Embora não seja necessário alterar toda a decoração da casa para amamentar uma criança, passar algum tempo a criar uma zona de amamentação adequada à sua maneira de ser e às suas necessidades pode tornar esta experiência muito mais agradável para si e para o bebé.
O seu paraíso da amamentação deve reflectir a sua personalidade. Gosta de ambientes ruidosos, animados e agitados? Nesse caso, pense em instalar-se num canto da sala de estar ou noutra sala utilizada pela família. Tenha uma ou duas cadeiras por perto, para gozar a companhia de familiares ou amigos – quantos mais, melhor!
Ou, quem sabe, prefere paz, sossego e privacidade. Um gabinete acolhedor, uma sala de visitas ou mesmo o quarto do bebé podem constituir o escape ideal – feche a porta, reduza as luzes e inspire fundo umas poucas de vezes até se tranquilizar.
Quer ler o e-mail e enviar faxes enquanto dá de mamar? As mães multitarefas poderão preferir reservar um canto do escritório para a amamentação. Se tiver uma cadeira com rodas, poderá deslizar até ao computador sem interromper a refeição do bebé.
Independentemente do local ou da forma do seu refúgio de amamentação, alguns elementos obrigatórios ajudam a tornar todo o processo cómodo, agradável e eficiente, para si e para o bebé. Veja em seguida uma lista dos itens essenciais:
A sua própria cadeira
Quer se trate de uma poltrona deslizante, acolchoada e reclinável, ou uma cadeira de escritório com rodas, a sua cadeira de amamentação deve ser muito confortável. A final de contas, é lá que se irá sentar durante várias horas, todos os dias. Procure uma cadeira com braços e com apoio lombar e para os ombros.
Apoio para os pés
Utilize um banquinho, uma mesa de apoio baixa ou mesmo uma pilha de almofadas ou livros para elevar os pés durante a amamentação. Evitará dores nas costas já que, ao elevar os pés e as pernas, já não terá de se debruçar para encostar o bebé contra o peito.
Almofadas, almofadas e mais almofadas
As costas, o pescoço, os braços e os pés necessitam de todo o apoio que lhes conseguir proporcionar, por isso não hesite em fazer-se rodear do máximo de almofadas. Se colocar uma almofada no colo, apoiando nela o bebé, é garantido que este se sentirá confortável, seguro — e mais próximo do mamilo. Para maior conforto, pode comprar uma almofada de amamentação concebida especialmente para este efeito, que se coloca à volta da cintura.
Fraldas e mantas em abundância
Mantenha-se quente e aconchegada com uma fralda de pano macia para deitar o bebé e uma manta para colocar sobre os ombros.
Mesa para um
Deve ter uma pequena mesa ou suporte perto da cadeira onde está a amamentar, ao alcance da sua mão. Deve ser suficientemente grande para caber uma base para copos e um copo de leite, sumo ou água. Algumas mulheres gostam de tomar a sua bebida preferida por uma palhinha enquanto dão de mamar. (Se preferir uma bebida quente, como chá de ervas, evite queimar-se ou o bebé, bebendo-a morna e em pequenos tragos.) É certo que também gostará de ter uma reserva de petiscos saudáveis: fruta fresca ou seca, frutos secos ou bolachas de água e sal com manteiga de amendoim ajudam a repor a energia dispendida com a amamentação.
Entretenimento quando está em funções
Se o bebé for daqueles que mama muito devagar ou tiver muito apetite, poderá querer fazer alguma coisa enquanto ele janta. Encha as prateleiras de uma estante ou armário próximo com as suas revistas favoritas, livros ou palavras-cruzadas, para poder ocupar tempo até o bebé estar finalmente saciado. Tenha também um telefone à mão, para se por a par das notícias dos amigos e da família.
Mozart, Bach e outros
Ouvir música durante a amamentação ajuda-os aos dois a descontrair, por isso instale um leitor de CDs ou uma aparelhagem com uma selecção de músicas à sua escolha. Tente música calma, como Baby Bach. Já agora, aproveite para incluir o controlo remoto da aparelhagem!
Comentários