A principal ajuda para conseguir que o seu bebe tenha uma noite de sono tranquila e descansada é habituá-lo a uma rotina antes de deitar. A coerência e a previsibilidade de um padrão de comportamentos preparará o bebé ao longo do tempo para o momento de se deitar e permitirá também aos pais conseguir ter, a longo prazo, noites serenas.

 

Cabe-lhe a si decidir o que incluir na rotina do seu bebé, mas é aconselhável que esta termine no quarto e que tenha um ambiente calmo. Torne a hora de dormir num acontecimento agradável, com tempo, atenção e com muitos mimos, de forma a que o seu bebé se sinta bem e goste de todo o processo. Além disso, é um momento especial dedicado apenas ao bebé, sendo também benéfica para os pais. Tendo em conta que os padrões de sono variam de bebé para bebé, deixamos-lhe algumas ideias e dicas para que desenvolva bons hábitos desde os primeiros meses de vida:

 

- Esteja atenta aos sinais de cansaço, como o choro, esfregar os olhos, puxar as orelhas e olheiras leves: o cansaço pode fazer com que o bebé tenha mais dificuldade em adormecer. É importante perceber quando o seu bebé está pronto para uma sesta.

 

- É bom deixar o seu bebé libertar a energia que tem no corpo antes de tentar adormecê-lo, desde que a uma brincadeira mais agitada se siga uma actividade mais calma e tranquila antes de se deitar.

 

- Reforçar a diferença entre a noite e o dia acabará por ajudar o bebé a compreender que a noite é para dormir, ainda que nos primeiros tempos  a rotina siga os horários do bebé. Durante o dia, tente manter a casa clara, brinque com ele tanto quanto puder, mantenha-o alerta e ativo e tente não o deixar dormir durante períodos longos.  

- O banho antes de dormir é um momento apaziguador e relaxante e prepara o bebé para uma boa noite de sono.

 

- Tal como o banho, mimos sossegados, uma história para dormir ou uma canção de embalar podem ajudar o bebé a compreender que está na altura de dormir.

 

- A hora de dormir é uma boa oportunidade para os pais conversarem com o seu bebé, num momento calmo e relaxante que o prepara para dormir.

 

- A música suave possui o dom de acalmar os bebés e isola eventuais ruídos do exterior. Coloque um CD ou uma cassete com canções de embalar, música clássica ou outras músicas ao gosto das crianças enquanto prepara o bebé para dormir: pode ajudar na transição da vigília para o sono.

 

- É aconselhável, a partir das seis a oito semanas, deixar o seu bebé adormecer sozinho. tente colocá-lo na cama quando estiver sonolento mas ainda acordado. O bebé pode chorar ao início, mas quanto mais cedo se habituar a adormecer sozinho mais facilmente adormecerá se acordar durante a noite.

 

Não há regras fixas para uma rotina de sono "correta". Aos poucos vai descobrindo o que melhor funciona para o seu bebé, respeitando também o ritmo natural de todo o processo. 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.