Estes incluem:

• Duplicou o seu peso de nascença ou chegou aos 7 kg;
• Um apetite crescente;
• Curiosidade sobre os alimentos (age como se os pedisse);
• Senta-se direito, com algum apoio, e mantém a cabeça direita;
• É capaz de mudar a posição da comida dentro da boca e engolir.

Se o seu bebé lhe parecer pronto, comece por introduzir uma mistura semi-líquida com uma ou duas colheres de chá de uma papa para bebé . Dê a papa ao seu bebé, utilizando uma colher de borracha, depois de lhe dar de mamar ou dar o biberão. Com o tempo, aumente a refeição para algumas colheres de chá e aumente a quantidade de cereais na papa. Depois adicione outra refeição.

Quando o seu bebé comer cerca de meia chávena de papa por dia, está na altura de introduzir frutas e legumes passados ou esmagados (normalmente com a indicação “1ª Etapa” nos frascos de comida para bebé). O bebé continuará a precisar de leite materno ou leite de fórmula até ter 1 ano. Introduza os novos alimentos com três ou mais dias de intervalo para que possa identificar quaisquer reacções alérgicas.

Verifique a data de validade e o selo dos frascos de comida para bebé e certifique-se de que o "botão" no cimo da tampa (que indica a frescura) não está levantado. Se planeia guardar os restos, retire a parte que vai usar do frasco e ponha-a numa tigela — utilizar uma colher “usada” no frasco introduz bactérias, por isso é melhor não reutilizar comida de um frasco do qual o bebé tenha comido directamente. Deite fora a comida que sobrar da tigela. Não é necessário aquecer os alimentos do bebé mas se o fizer, certifique-se de que está apenas morno. O micro-ondas pode provocar um aquecimento menos uniforme, com zonas mais quentes. É preferível habituar o bebé a alimentos que estejam à temperatura ambiente, o que lhe poupa uma fase.

Deve sempre seguir os conselhos do seu médico quanto à alimentação do seu bebé.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.