Imaginarium lança a sua nova gama de brinquedos para fomentar a aprendizagem desde a mais tenra idade. Os seus produtos potenciam o desenvolvimento das capacidades, emoções e psicomotricidade dos mais pequenos.

Brincar é necessário para aprender, e através da brincadeira podemos atingir o desenvolvimento ótimo adequado a cada idade.

Os bebés dos 0 aos 36 meses
O desenvolvimento do bebé e cada uma das conquistas que obtém ao longo do seu crescimento fazem parte das diferentes etapas pelas quais deve passar “As crianças devem superar cada etapa a seu tempo. Isso ajuda-os a criar a sua própria identidade para evoluir no seu comportamento, confiar nas suas possibilidades e adquirir certa autonomia” explica Teresa Rosillo*, psicóloga especialista na infância e brinquedos para a Imaginarium. O seu primeiro sorriso, dar a volta, segurar a cabeça, sentar-se, gatinhar, andar... São capacidades que o bebé deve alcançar nas suas primeiras etapas. Cada bebé tem o seu próprio ritmo e os tempos podem variar de bebé para bebé.

Desde o nascimento aos 6 meses:
Estimula-se a visão, o ouvido e o tacto e a informação cognitiva é obtida graças às sensações percebidas através dos cinco sentidos, sobretudo o olfacto. É importante fomentar o contacto corporal, o contacto ocular, e o sentido da profundidade. Teresa Rosillo explica que também é importante “falar com o bebé e elogiar as suas conquistas para que adquira a segurança e a autoestima necessárias para ultrapassar novos desafios”.

Dos 6 meses aos 12 meses
Vive uma grande evolução. Começa a mastigar muitos alimentos, mantém-se sentado e dá os seus primeiros passos. Começa a explorar com as mãos e a interessar-se por outras crianças da sua idade. “É importante começar com os jogos sonoros já que para adquirir uma boa linguagem deve conhecer o ritmo, a harmonia e a melodia.” Esta é a etapa em que o bebé começa a emitir sons mais significativos e a reconhecer quando ouve o seu nome.

Dos 12 meses aos 24 meses
Etapa de inquietude. Já é capaz de andar sozinho, subir escadas e empurrar um carrinho. Aponta para as imagens e reconhece os sons mais significativos. “É conveniente não ser demasiado diretivo nas brincadeiras. É bom dar-lhe maior autonomia, para que comece a brincar sozinho e a andar livremente. É importante levá-los ao parque para que conheçam outras crianças e imitem comportamentos, desenvolvendo outras habilidades”.

A partir dos 2 anos…
As suas capacidades verbais estão a melhorar e já tem mais consciência de si. A linguagem é muito útil neste sentido: já pode exprimir os seus desejos. Começa a participar nos jogos e brincadeiras dos outros e adquire um maior controle sobre o seu corpo.

De acordo com cada etapa, a que podem brincar os nossos bebés?
Brincar é imprescindível em todas as etapas da infância. Existem múltiplas formas de brincar e por isso a Imaginarium apresenta na sua nova coleção uma ampla gama de brinquedos para os mais pequenos. Esta é uma pequena seleção de brinquedos, tendo em conta os seus benefícios cognitivos, emocionais, linguísticos ou motores em cada uma das etapas do desenvolvimento do bebé.

VEJA AQUI A SELEÇÃO DE BRINQUEDOS ADEQUADOS A CADA FASE DO BEBÉ:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.