Depois de ter lutado anteriormente contra o vício do álcool, Selma Blair - que agora tem que andar com a ajuda de uma bengala, uma vez que perdeu a mobilidade da perna esquerda - estava com medo que as pessoas pensassem que tinha tido uma recaída. Por isso, no ano passado revelou publicamente que tinha sido diagnosticada com Esclerose Múltipla.

"Não queria que as pessoas pensassem que estava bêbada, porque tenho um passado com o vício do álcool. Estou sóbria e tenho muito orgulho nisso. Essa foi realmente a razão. Prefiro que alguém pense que estou numa cadeira de rodas do que pense que estou num minibar", disse a atriz.

Segundo Selma, os primeiros sinais da doença começaram a surgir há quase uma década, antes de ter sido diagnosticada, mas atribuiu os sintomas à artrite ou achava que era um nervo comprimido. Hoje só gostava que tivesse feito naquela altura uma ressonância magnética para que a doença fosse detetada mais cedo.

A atiz - que é mãe de um menino, o pequeno Arthur, de oito anos, fruto da relação terminada com Jason Bleick - acrescentou: "Antes do meu filho nascer, definitivamente notei um tipo de envelhecimento rápido quando cheguei aos 30 anos e isso foi muito doloroso. Achava que tinha artrite. Eu era muito ativa [...] e achava que era um nervo comprimido", recordou.

O filho nasceu em 2011 e Selma ficou "incapacitada", mas achou que os sintomas deviam-se a outro tipo de condição de saúde. "Pensava que era depressão pós-parto e tomei antidepressivos. Fazia dieta, mas estava a piorar cada vez mais", explicou, referindo que era seguida pelo médico mas nunca chegou a fazer nenhuma ressonância magnética nessa altura.

"Devia ter feito quando a minha perna começou a falhar e não fiz. O meu médico quando me viu a arrastar a perna ainda nos rimos disso", lembrou.

Em conversa na TIME 100 Health Summit, Selma recordou ainda que quando foi diagnosticada, no ano passado, não ficou "assustada ou triste", mas sim, de certa forma, aliviada por finalmente saber o que se passava consigo.

Leia Também: Vídeo: Jennifer Garner mostra-se a fazer mamografia