Rainha Isabel II

Como e quando se conheceram? O casal viu-se pela primeira vez em 1934 no casamento real de Marina da Grécia, prima de Philip, com o Duque de Kent, tio de Isabel II, refere o site da Família Real. Na altura os jovens tinham 13 e oito anos, respetivamente. Após se reencontrarem em 1939 no Royal Naval College, começaram a trocar correspondência.

Anel de noivado da Rainha Isabel II
créditos: AFP PHOTO ADRIAN DENNIS

Quando foi feito o anúncio do noivado? Apesar de só ter sido anunciado publicamente a 9 de julho de 1947, acredita-se que o casal manteve o seu noivado em segredo durante um ano.

Como foi o pedido de casamento? Acredita-se que o pedido foi feito no Castelo de Balmoral, onde Sua Majestade passa grandes temporadas durante o verão.

Qual a história do anel? Para a ocasião especial o Duque de Edimburgo recorreu aos serviços da Philip Antrobus Ltd, cuja equipa de joalheiros o ajudou no processo de design do anel. A peça, de inspiração deco e feita em platina, destaca-se “pelo solitário de diamante de três quilates no centro e rodeado de cinco diamantes mais pequenos”, pode ler-se no site oficial da Pragnell, empresa que atualmente detém a Philip Antrobus. Uma curiosidade prende-se com os diamantes utilizados no anel que, como explica o site da Royal Collection Trust, são provenientes de uma tiara que pertenceu à mãe de Philip.

Quando aconteceu o enlace real? Isabel II casou-se com Philip a 20 de novembro de 1947 na Abadia de Westminster. Comemoram 72 anos de casamento em 2019.

Sarah Ferguson

Sarah Ferguson
créditos: MALCOLM CLARKE / AFP

Como e quando se conheceram? O casal conheceu-se durante a infância, mas o seu reencontro aconteceu em 1985. Na altura, foi a princesa Diana que usou as famosas corridas de Ascot como pretexto para apresentar Sarah Ferguson ao príncipe Andrew, revela o jornal Daily Express.

Quando foi feito o anúncio do noivado? O casal anunciou o seu compromisso a 17 de março de 1986.

Como foi o pedido de casamento? Apesar de terem preferido manter em segredo alguns dos detalhes do noivado, o terceiro filho de Sua Majestade revelou que tudo aconteceu durante uma viagem à Escócia.

Qual a história do anel? "Foi algo que discutimos nas últimas semanas e chegamos à conclusão de que o vermelho era a cor ideal para a Sarah, e foi assim que decidimos pelo rubi", referiu o príncipe numa entrevista conjunta sobre o anel criado com a Asprey & Garrard Limited, atualmente conhecida como Garrard & Co. Limited. De acordo com a seguradora Ripe Insurance, a disposição do rubi birmanês, colocado ao centro e rodeado por 10 diamantes, faz lembrar uma flor.

Quando aconteceu o enlace real? O casal subiu ao altar a 23 de julho de 1986, na Abadia de Westminster. Passados seis anos anunciou a sua separação, tendo-se divorciado oficialmente em 1996.

Sophie Rhys-Jones

Anel de noivado de Sophie Rhys-Jones
créditos: TOBY MELVILLE / POOL / AFP

Como e quando se conheceram? De acordo com site oficial da Casa Real, Edward e Sophie conheceram-se no verão de 1993, num evento de ténis.

Quando foi feito o anúncio do noivado? O casal anunciou o seu compromisso em janeiro de 1999.

Como foi o pedido de casamento? “Consegui apanhá-la completamente de surpresa. Ela não tinha ideia nenhuma do que ia acontecer, que era o que pretendia. Mas o problema é que toda as pessoas estavam sempre especular, o que tornou isto difícil. Sempre que havia outra ronda de especulação tinha de ficar em silêncio”, revelou o filho mais novo da rainha Isabel II à imprensa sobre o pedido de casamento que aconteceu no mês de dezembro durante umas férias na Windermere Island, localizada nas Bahamas.

Qual a história do anel? Para criar a peça, o atual Conde de Wessex recorreu aos serviços da Garrard & Co. Limited. Para o efeito foi criada uma aliança em ouro branco de dois quilates com “um diamante oval no centro do anel, rodeado de duas pedras preciosas em forma de coração”, pode ler-se no site da seguradora Ripe Insurance.

Quando aconteceu o enlace real? O casal trocou votos de casamento a 19 de junho, de 1999, na St. George's Chapel, em Windsor. Em 2019, comemoraram 20 anos de casamento.

Zara Philips

Anel de noivado de Zara Phillips
créditos: AFP PHOTO / Tim Ireland / Pool

Como e quando se conheceram? O casal conheceu-se num bar australiano por intermédio do príncipe Harry durante o Campeonato Mundial de Rugby de 2003. Segundo o jornal Telegraph, começaram a namorar nesse ano.

Quando foi feito o anúncio do noivado? Os noivos anunciaram o seu compromisso a 12 de julho de 2010.

Como foi o pedido de casamento?  Numa entrevista concedida ao jornal Daily Mail, em 2011, Mike Tindall revelou que o grande momento aconteceu na residência do casal, localizada em Cheltenham, e não escondeu o seu nervosismo. “Entrei e ajoelhei-me com o anel. Ela estava no sofá, o que facilitou. Disse: ‘Casas comigo?’ […] Ela começou a rir. Estava em choque. Depois, quando parou de rir, disse ‘Sim’. Foi um alívio”.

Qual a história do anel? O anel de platina destaca-se pelo “diamante solitário apoiado em dezenas de pavé de diamantes”, pode ler-se no jornal Daily Mail. Sabe que se a peça foi idealizada pelo jogador de rugby apesar de o joalheiro não ter sido revelado.

Quando aconteceu o enlace real? O casamento realizou-se a 30 de julho de 2011, na igreja de Canongate Kirk, na Escócia. Em 2019, comemoraram oito anos de casados.

Camilla Parker-Bowles

Anel de noivado de Camilla Parker Bowles
créditos: AFP PHOTO/JIM WATSON/WPA POOL

Como e quando se conheceram? De acordo com a imprensa, Camilla e Carlos conheceram nos anos 1970. Apesar de terem casado com outras pessoas, consta que sempre foram apaixonados um pelo outro e mantiveram uma relação extra-conjugal durante vários anos.

Quando foi feito o anúncio do noivado? A 10 de fevereiro, de 2005, a Casa Real emitiu um comunicado a anunciar o enlace real, não tendo sido revelados detalhes sobre o noivado.

Qual a história do anel? Para a ocasião, Carlos escolheu uma aliança de platina com um “diamante de corte esmeralda, rodeado por três diamantes baguete de cada lado.” Acredita-se que a peça, de inspiração art deco, é uma herança de família que foi oferecida por George VI à Rainha Mãe, em 1926, refere o site Ripe Insurance.

Quando aconteceu o enlace real? O casal optou por trocar votos numa cerimónia civil que se realizou em Windsor, a 9 de abril de 2005. O casal contraiu matrimónio há 14 anos.

Kate Middleton

Anel de noivado de Kate Middleton
créditos: AFP PHOTO / WPA POOL / Arthur Edwards

Como e quando se conheceram? O casal conheceu-se em 2011 na Universidade de St. Andrews, localizada na Escócia. William licenciou-se em Geografia e Kate Middleton em História de Arte. “Porque vivíamos juntos, e com outras pessoas, as coisas desenvolveram-se a partir daí”, disse o filho mais velho do príncipe Carlos sobre o início da sua relação com Kate Middleton na sua primeira entrevista após o noivado.

Quando foi feito o anúncio do noivado? Os noivos anunciaram o enlace a 16 de novembro de 2010.

Como foi o pedido de casamento? O pedido aconteceu em outubro de 2010 durante umas férias no Quénia com alguns amigos. “Eu estava a planear isto há algum tempo. E como qualquer outro homem entende, é preciso a dose certa de motivação. Fez sentido fazê-lo em África, é lindo naquela época do ano. Foi preciso algum planeamento para mostrar o meu lado romântico. […] Andei com ele [anel] na minha mochila durante três semanas”, revelou o noivo sobre o pedido em entrevista, à BBC.

Qual a história do anel? “É um anel de família: o anel de noivado da minha mãe. Claro que ela não está aqui para poder partilhar o entusiasmo deste momento. É a minha maneira de a ter por perto”, disse sobre a peça. “A disposição das pedras é um design conhecido como a imagem de marca da Garrad e neste caso inclui uma safira do Ceilão de beleza singular rodeada por 14 diamantes”, pode ler-se no site da joalheria que mantém uma relação de longa data com a Família Real.

Quando aconteceu o enlace real? O casal subiu ao altar a 29 de abril, de 2011, na Abadia de Westminster. Este ano comemoraram o seu oitavo aniversário de casamento.

Meghan Markle

Anel de noivado de Meghan Markle
créditos: Daniel LEAL-OLIVAS / AFP

Como e quando se conheceram? Harry e Meghan Markle conheceram-se num encontro às cegas arranjado por amigos em comum, em 2016.

Quando foi feito o anúncio do noivado? A Casa Real anunciou o seu compromisso a 27 de novembro de 2017.

Como foi o pedido de casamento?  “Aconteceu na nossa casa de campo. Numa noite normal para nós. Estávamos a tentar assar um frango”, disse o filho mais novo de Carlos, na entrevista de noivado concedida à BBC.

Qual a história do anel? “O anel é obviamente ouro amarelo, porque é o favorito dela. A pedra central é do Bostwana e os diamantes de lado são da coleção de jóias da minha mãe de forma a garantir que ela está presente nesta grande aventura”, explicou o noivo sobre a peça que foi idealizada por si e desenhada pela joalheria Cleave & Co.

Quando aconteceu o enlace real? O matrimónio teve lugar a 19 de maio de 2018 na St. George's Chapel, em Windsor. Comemoram o seu primeiro aniversário de casamento em 2019.

Princesa Eugenie

Anel de noivado da Princesa Eugenie
créditos: Jonathan Brady / POOL / AFP

Como e quando se conheceram? Durante umas férias na estância de luxo Verbier, localizada nos Alpes Suíços em 2010. “Foi amor à primeira vista”, disse Jack Brooksbank sobre a princesa Eugenie com quem namorou durante sete anos.

Quando foi feito o anúncio do noivado? O casal anunciou o seu compromisso a 22 de janeiro de 2018.

Como foi o pedido de casamento? O grande momento aconteceu quando casal estava de férias em Nicarágua no dia 1 de janeiro de 2018. Em entrevista ao programa televisivo ‘The One Show’ da BBC, Eugenie revelou que o pedido “foi surpreendente” e que “ficou radiante”.

Qual a história do anel? “Eu encontrei o anel numa joalheira e pedia-a em casamento sem ele. Voltei e desenhámos os diamantes à volta da safira padparadscha. E o que é incrível é que muda de cor de cada ângulo que olhemos” disse o noivo sobre a peça.

Quando aconteceu o enlace real? O casal subiu ao altar a 12 de outubro de 2018. O casamento teve lugar na St. George's Chapel ,em Windsor.

Princesa Beatrice

Princesa Beatrice
créditos: Princess EUGENIE / BUCKINGHAM PALACE / AFP

Como e quando se conheceram? Apesar de terem começado a namorar em 2018, Beatrice e o empresário Edo Mapelli Mozzi são amigos de infância. “O irmão dele é meu afilhado. […] Conheço o Edo desde os quatro anos”, revelou Sarah Ferguson sobre o futuro genro durante a Luminous Gala do British Film Institute (BFI).

Quando foi feito o anúncio do noivado? O anúncio foi feito através das redes sociais no dia 26 de setembro de 2019. “Partilhamos os mesmos interesses e valores, e sabemos que isso nos vai dar estabilidade nos anos que estão para vir, repletos de amor e felicidade”, referiu o casal num comunicado emitido pela Casa Real após a notícia.

Como foi o pedido de casamento? De acordo com o comunicado oficial, Beatrice ficou noiva no início de setembro “durante um fim de semana em Itália”, mais precisamente na costa de Amalfi.

Qual a história do anel? O anel foi criado pelo noivo juntamente com o designer e joalheiro Shaun Leane. “O anel de noivado de platina e diamantes é uma fusão do design Vitoriano e art deco e é complementado por duas faixas adicionais na inconfundível estética da Shaun Leane”, adiantou a marca sobre o anel nas redes sociais.

Quando aconteceu o enlace real? Até ao momento a Casa Real não revelou o dia do casamento, adiantando apenas que terá lugar em 2020.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.