A sua personagem mais marcante foi "Carla Mergulhão" em "Morangos com Açúcar"?
Penso que sim, em televisão a "Carla", em "Morangos com Açúcar", e a "Sofia", em "Cidade Despida", foram as que mais prazer me deram. Esse trabalho surge num período especialmente marcante da sua vida. É verdade que o trabalho de atriz a ajudou a deixar as drogas?
Isso foi referido várias vezes mas não é verdade, eu estava a fazer teatro profissional e em recuperação já há dois anos quando surgiu a hipótese de entrar nos Morangos. O que me levou foi a determinação de querer voltar a viver uma vida normal e reconquistar todos os que amava. Tudo o resto surgiu pelo empenho e trabalho, lutando pela profissão que tinha estudado e que me realizava. Fez essa revelação para servir de exemplo a outros jovens ou para exorcizar o problema?
Para exorcizar o problema? Claro que não. Alguém o decidiu revelar, como é um assunto muito bem resolvido, não achava importante torna-lo público mas aconteceu. Que sirva de exemplo... A mensagem, para os que passam pela situação, é que é possível sair disto. Para os outros, deixo o conselho de que nem sequer vale a pena experimentar. Este ano volta a SIC na novela "Rosa Fogo" como "Sílvia Fragoso". Que tal está a ser esta experiência?
Está a ser muito boa, estou a adorar, gosto muito de trabalhar com a SP, estou a trabalhar com alguns atores que nunca tinha trabalhado e que admiro, e isso já é muito bom.Estreou-se no teatro em Luanda, na peça "Três atores à procura de um papel". Queria conhecer Angola antes de partir. Chegou a conhecer o que queria?
Ainda não, mas em novembro espero ir lá e desfrutar muito.O teatro é onde se sente mais completa?
Sim, o teatro completa-me. A entrega em palco tem de ser mesmo total, é a magia de sentir a energia direta do público quando nós oferecemos os nossos sentimentos a uma personagem e transmitimos algo a pessoas presentes naquele único momento. É muito gratificante provocar emoções. Apesar de também gostar muito de televisão, é uma forma diferente de trabalhar a representação.O que lhe diz a sua filha Francisca, de seis anos, quando a vê na televisão?
Que gosta mais de me ver em Teatro.Acha que ela lhe poderá seguir os passos?
Acho que ela terá o seu percurso e as suas vivências e irá escolher o que mais lhe der prazer.Assumiu o seu romance com o ex-futebolista Abel Xavier na gala dos Globos de Ouro. Já não precisa de esconder nada?
Não, mas gosto de continuar a ter um lado pessoal e familiar que é só nosso.É verdade que ele e a sua filha são bons amigos?
Claro que sim. Seria impossível ter um namorado que não fosse amigo da minha filha, é muito importante para nós as duas que isso aconteça.É algarvia mas veio para Lisboa estudar teatro quando tinha apenas 16 anos. Adaptou-se bem a Lisboa?
A minha avó era de Lisboa e o meu pai tinha cá casa, já vinha para cá muitas vezes, conhecia bem a cidade e tinha amigos aqui, por isso foi mais fácil.Nessa altura o teatro já era a sua paixão?
Já, só vim para Lisboa porque era o único sítio onde poderia ingressar numa escola de teatro.Qual o melhor programa para fazer a dois?
Tantos... ver um bom filme, ir à praia, um jantar e dançar.O que gosta mais em si?
A minha capacidade de lutar pelas coisas que gosto e a sinceridade.O que um homem tem de ter para a conquistar?
Bom humor, personalidade forte, ser boa pessoa e conseguir aceitar os meus defeitos.O que a faz realmente feliz?
Viver com todos os sabores e dissabores que a vida tem.Qual é o maior sonho da sua vida?
Ver a minha filha crescer e perceber que a tarefa mais difícil que é educar foi bem cumprida.Gostava de dar um irmão à sua filha?
Sim gostava muito, mas acho que ainda vai demorar.O que não pode faltar num serão com amigos?
Música.É romântica?
Sou muito e adoro que sejam românticos comigo.Qual foi a melhor surpresa que já lhe fizeram?
A última festa de anos organizada pela Mara, a minha grande amiga.Gosta de futebol?
Percebo muito pouco de futebol e não ligo muito.Como se define?
Sou uma apaixonada por bons momentos e procuro-os constantemente.Qual é a sua máxima de vida?
Um dia de cada vez, se vivo é para amar e ser feliz. É vaidosa? Quanto tempo demora a sair de casa?
Sim sou, mas muito prática também e não gosto de demorar muito.
(Texto: Palmira Correia)
Entre na nossa fotogaleria e veja alguns dos melhores momentos de Oceana Basílio.
Comentários