Chama-se "Coragem", é um simpático peru de vinte quilos e salvou-se de ir para o forno da cozinha da Casa Branca, graças às filhas de Barack Obama que exigiram ao pai o "perdão presidencial" para o galináceo.
O peru "Coragem" estava destinado a servir de almoço aos Obama, ontem, quarta-feira, dia em que os americanos celebraram mais um tradicional "Thanksgiving" (Dia de Acção de Graças).
"Estava a pensar comer este palerma, mas graças às intervenções de Malia e Sasha (filhas do presidente), o ‘Coragem' será poupado a esse terrível - e delicioso - destino", declarou Barack Obama, bem-humorado. E dirigindo-se directamente ao peru, que posava para os fotógrafos em cima da mesa, decretou: " ‘Coragem', pela autoridade que me foi concedida, estás perdoado!"
Todos os anos, no Dia de Acção de Graças, a Associação Nacional do Peru oferece um exemplar do saboroso galináceo à Casa Branca. A tradição já vem dos tempos de Harry Truman, mas nem todos os presidentes saborearam a ave. Há vinte anos, segundo recordou ontem Obama, o primeiro presidente Bush concedeu o primeiro "perdão presidencial" a um peru e John Kennedy também decidiu poupar a vida do bicho.
São e salvo, o "Coragem" viajará agora num avião chamado "Turkey One" para o recinto da Disneylândia, na Califórnia, onde viverá em paz até ao fim dos seus dias.
Comentários