O Brasil acordou com a notícia da morte de Gal Costa, um dos grandes nomes do país no que à música diz respeito. A cantora morreu aos 77 anos e a causa é, até ao momento, desconhecida.

Gal Costa tinha um espetáculo marcado no festival Primavera Sound, em São Paulo, no fim de semana passado, mas a sua presença acabou por ser cancelada devido a um nódulo na fossa nasal direita.

As reações a esta perda começam a surgir e vindas dos vários setores. Maria Bethânia é a protagonista de uma das mais emocionadas. À Globo News, a também cantora diz que está "em choque". "Nunca pensei que iria falar da dor de perder a Gal. O Brasil que ela sempre encantou com a sua voz única e magistral, hoje chora, como eu", disse, em lágrimas.

Gilberto Gil foi um dos primeiros, referindo-se a Gal Costa como a sua "irmã Gaúcha".

Lula da Silva também fez questão de homenagear a artista, recorrendo a uma bonita fotografia de ambos. "Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros", escreveu na legenda.

Dilma Rousseff notou que esta morte é "um choque" para todos os brasileiros e definiu Gal como sendo uma das "maiores cantoras" da história do país.

A atriz portuguesa Noémia Costa, que está no Brasil a gravar a novela da Globo 'Travessia', partilhou uma imagem da cantora, que considera ser "uma das divas da música brasileira".

Cláudia Raia escreve que Gal é "a maior cantora do Brasil" e não quis deixar de lhe agradecer.

Ainda na área da representação, o ator Bruno Gagliasso diz que Gal Costa "é única" e "uma lenda". "Traduziu lindamente nossas emoções e seguirá como parte da nossa cultura e identidade. Obrigado por tanto", acrescentou.

O cantor Djavan diz que é "inacreditável pensar na vida sem Gal".

Rita Lee também partilhou uma fotografia sua ao lado da colega de profissão. Na legenda, notou que "as forças de luz" estão com Gal Costa.

Ainda no mundo da música, importa notar também a homenagem de Vanessa da Mata. "Não tenho palavras para definir tamanha perda. A cara do Brasil. A voz mais linda e sentida de muitas gerações. Uma das maiores vozes do mundo de todos os tempos. Espontânea, verdadeira, livre! Estou paralisada", referiu.

João Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros português, sublinha que a voz de Gal Costa faz parte da "trilha sonora portuguesa das últimas décadas, quase tanto como da brasileira" e que a cantora continuará a ser ouvida.

O Flamengo, clube que já foi treinado pelo técnico português Jorge Jesus, lamentou no Twitter esta morte e recordou que Gal Costa apoiava o emblema.

Também o Corinthians já reagiu à notícia. "O Brasil dá adeus a uma das maiores cantoras que o país já viu e ouviu. Dona de uma voz e de uma presença de palco que marcaram gerações", escreveu o clube na legenda de uma fotografia a preto e branco.

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, prestou no Twitter as condolências aos "familiares, amigos e fãs neste momento difícil".

Leia Também: Morreu Gal Costa. Cantora brasileira tinha 77 anos