"Vi os estragos feitos pelo temporal e sempre disse que os portugueses estariam com todos os madeirenses. Aqui está uma boa prova de solidariedade através de um espectáculo", disse o Presidente da República a SapoFama, ontem à noite, no final da gala "Uma Flor Para a Madeira".

O Coliseu dos Recreios de Lisboa foi pequeno demais para tanta gente. Artistas, celebridades e cidadãos anónimos deram as mãos numa jornada em prol da reconstrução da "Pérola do Atlântico", duramente atingida pela catástrofe.

A SIC arregaçou as mangas e em apenas sete dias montou um espectáculo inesquecível, que reuniu em palco dezenas de artistas, de Mariza a Camané, passando pelos Xutos&Pontapés, Marco Paulo, Rui Veloso, Cátia Guerreiro, Luís Represas eTony Carreira, entre muitos outros.

"Foi uma noite muito bonita. Não há palavras que possam descrever as imagens que vimos. Foi terrível. Tenho muitos amigos na Madeira e pensei neles a cada instante. Os madeirenses são um povo de coragem e rapidamente vão ultrapassar esta tragédia", assegurou Tony Carreira, que subiu ao palco ao lado do filho Mickael.

Fátima Lopes e João Manzarra foram os anfitriões desta gala, que à margem do espectáculo, instalou um "call center" para recolher donativos. Ali, em directo, agarrados ao telefone, Eunice Muñoz, Merche Romero, David Luís (jogador do Benfica), Luciana Abreu, Ricardo Pereira, entre muitas outras figuras públicas, associaram-se a esta causa e atenderam as chamadas dos espectadores mais generosos.

Foram angariados 525 mil euros. Um valor que reverterá na totalidade para a reconstrução de 62 casas na zona da Ribeira Brava e na freguesia de Santo António e para o apoio às vítimas, através da SIC Esperança.

"É um resultado muito bom mas não me surpreende. Os portugueses são solidários e são capazes de tirar do pouco que têm para ajudar quem precisa. Quando vi aquelas imagens senti um desconforto enorme e tinha que fazer alguma coisa. Muita gente sentiu o mesmo e todos pusemos mãos à obra", comentou Fátima Lopes, que deu a cara por uma causa nobre apadrinhada pela SIC e com o alto patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Fique com as melhores imagens da gala e veja quem esteve ao telefone durante as três horas de espectáculo.(Texto: Joana Côrte-Real)

(Fotos: Gonçalo Português/SapoFama)