Brilha atualmente na telenovela «Paixão», transmitida pela SIC, com uma interpretação que a obriga a sair do seu registo habitual, algo que adora. «É uma personagem que me faz trabalhar numa zona bastante incerta e imprevisível, o que faz dela um grande desafio. Aprendo sempre com as personagens», confidencia Joana Solnado, atriz, em entrevista à edição de janeiro de 2018 da revista Prevenir, já nas bancas.

Além dos seus rituais saudáveis e dos benefícios que a meditação, que pratica há 17 anos, lhe proporcionam, a neta do ator Raul Solnado, falecido em 2009, fala ainda da relação com a filha, Flor, atualmente com cinco anos. «Adoro brincar com ela. Sinto-me criança também. Gosto de fazer trabalhos manuais, bricolage e [jogar] jogos de tabuleiro. Adoramos ir ao teatro, passear na natureza e ouvir música», revela.

O ano sabático que tirou em 2011 para viajar sozinha pelo sudoeste asiático, uma viagem que mudou Joana Solnado, também é abordado pela publicação. «Cresci muito. Foi um ano magnífico, com experiências que me enriqueceram imenso como ser humano. Conheci outras culturas, pessoas incríveis, outras formas de pensar, de viver e até de sentir», refere. «Redimensionei a minha existência», desabafa a atriz.

Joana Solnado recorda a viagem que lhe mudou a vida

Texto: Luis Batista Gonçalves com Carlos Ramos (fotografia)