Já passavam 15 minutos da meia-noite deste domingo quando Cláudia Vieira e João Manzarra abriram um envelope dourado e anunciaram em directo o nome do grande vencedor do "Ídolos", da SIC:  F-I-L-I-P-E!

Depois de uma votação que envolveu mais de 1 milhão e 400 mil portugueses, que tiveram de decidir entre Filipe Pinto e Diana Piedade, a vitória final acabou por sorrir ao jovem estudante de São Mamede de Infesta, de 21 anos, estudante de Engenharia Florestal.

Emocionado, Filipe expressou um forte "Obrigado, malta!" e, modificando a letra de "Ouvi Dizer", dos Ornatos Violeta, cantou: "Eu não acredito no que me está a acontecer!..."

 

Filipe ganha um curso de voz numa das mais conceituadas escolas de música do mundo (a London Music School), que frequentará durante seis meses, ficando alojado num condomínio de luxo. Prémio justo para quem bateu quase 20 mil candidatos desde o arranque desta operação "Ídolos".

A gala de ontem contou com mais de 1.500 pessoas na plateia do estúdio, entre elas uma mulher muito especial: a mãe de Filipe, Gorete Pinto. "Estou muito emocionada e contente. Não vou querer o meu menino perto de mim. Ele já é independente e sabe o que quer na vida. Tem os pés muito assentes na terra e não ficará deslumbrado com a fama. Não vai haver problema. É um miúdo muito simples. Fartou-se de chorar, coitadinho", afirmou a SapoFama, nas nuvens, a mamã do novo "Ídolo".

Feliz estava, também, a namorada de Filipe, Alexandra. "Não tenho palavras. Estava com medo que ele não ganhasse. Estou muito feliz", disse ela.

O herói da noite estava no limite. "Estou em choque. As emoções que vivi neste palco foram um verdadeiro 'tsunami'. A responsabilidade é maior. Não quero desapontar as pessoas que acreditaram em mim. Quero ser aquilo que sempre fui. Quero ir para Londres em Setembro, mas antes disso quero acabar o curso (em Vila Real) ", referiu.

Depois, garante ele, há um longo caminho a percorrer: "Quero aprender tudo, ter aulas de canto e terapia da fala, para saber inúmeros detalhes fundamentais para um cantor. Tenho vícios para mudar. Quero cuidar da minha voz, porque no programa excedi-me no esforço".

Os apresentadores viram com bons olhos a decisão dos portugueses. "Sem dúvida nenhuma que o Filipe era o potencial vencedor. Já se falava dele como 'Ídolo' na altura dos 'castings'. A Diana veio a ganhar força ao longo das galas", referiu Cláudia Vieira. João Manzarra foi mais conciliador: "Nenhum deles seria uma surpresa. Se eu gostasse mais de um do que de outro, votaria. Não foi o caso, era 50/50".

Apesar de derrotada, Diana não estava desanimada. "Estou mega-contente. Foi uma final muito boa. Não poderia haver outro candidato [Filipe] que puxasse tanto por mim durante este tempo todo. Obrigou-me a dar o máximo e a não deixar nenhuma energia para trás. O prémio está muito bem entregue", declarou aos jornalistas.

Nuno Santos, director de Programas da SIC, congratulou-se com o êxito do concurso: "O programa teve muita qualidade e foi muito importante para as audiências".

Veja as imagens da gala final e dos bastidores da finalíssima de "Ídolos".

(Texto: Joana Côrte-Real e Nuno Trinta de Sá)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)