Vicente da Câmara, personagem incontornável da história do Fado, vai celebrar 60 anos de carreira com dois grandes espectáculos no Tivoli, em Lisboa, na próxima semana.

O primeiro desses espectáculos, agendado para a noite de segunda-feira, já está esgotado, facto que levou a organização a promover um segundo "show", na terça-feira, dia 27.

D. Vicente, de 80 anos de idade, patriarca da dinastia dos Câmaras, vai estar no Tivoli rodeado de familiares, amigos e colegas que, ao longo de décadas, o acompanharam dentro e fora dos palcos.

Nestes espectáculos comemorativos será passada em revista uma carreira que começa em 1948 na Emissora Nacional e atravessa palcos de todo o mundo. Um admirável percurso registado em inúmeros discos gravados para as principais editoras portuguesas, sendo talvez "A Moda das Tranças Pretas" o seu principal cartão de visita.

E porque não se trata de uma data qualquer - são já 60 anos de fado! - Vicente da Câmara far-se-á acompanhar por uma brilhante galeria de convidados: José da Câmara, Manuel da Câmara e Teresa da Câmara Fonseca (filhos e neta do homenageado), António de Noronha, António Pinto Basto, Carolina Tavares, João Ferreira Rosa, José Cid, Maria João Quadros, Ricardo Ribeiro, Rodrigo Pereira e Teresa Siqueira.

Os músicos serão Luís Petisca (guitarra), Jaime Santos (Viola) e Filipe Vaz da Silva (baixo), que contarão com reforços de peso: João Torre do Vale, José Pracana e José Luís Nobre Costa, Carlos Velez e Fernando Alvim e, ainda, Joel Pina e Segismundo de Bragança.

Estes espectáculos únicos terão como mestres de cerimónia Rosa do Canto e Victor de Sousa, estando a cargo de Raúl Solnado uma participação especial.

Segundo informações da organização, ainda há alguns bilhetes para a noite extra de terça-feira, 27, a partir das 21 e 30.