Logo, a partir da uma da manhã, em directo no canal AXN, a cerimónia das "grafonolas" mais importantes da música terá um actractivo especial: sabermos se a portuguesa Maria João Pires ganhará, ou não, o primeiro Grammy português.
A pianista está nomeada na categoria de Melhor Interpretação Solista e concorre com a violinista Caroline Goulding, a guitarrista Sharon Isbin e as pianistas Ursula Oppens e Yuja Wang.
Maria João Pires está nomeada pela edição de um duplo álbum dedicado a Frédéric Chopin.
A cantora "pop" Beyoncé Knowles é quem tem mais nomeações, dez, incluindo Disco do Ano ("Halo") e Álbum do Ano ("I Am... Sasha Fierce"). Segue-se uma elite de artistas que inclui o jovem cantor "country" Taylor Swift, Kanye West, Maxwell, os Black Eyed Peas e Lady Gaga.
O primeiro troféu dos Grammy Awards já foi entregue, anteontem, sexta-feira. O galardão Personalidade do Ano foi parar a Neil Young por ser "um exemplo de integridade artística e pela criatividade ao longo de quatro décadas", justificou Neil Portnow, presidente da Academia Discográfica.
A cerimónia de entrega das mundialmente famosas "grafonolas" contará, nesta edição, com um tributo ao "rei da pop", Michael Jackson, recentemente desaparecido. "Jacko" será homenageado por vários artistas (Celine Dion à cabeça) no decorrer da cerimónia, onde será exibido um pequeno vídeo, em três dimensões, criado pelo próprio Michael Jackson e que iria integrar o espectáculo "This is It". O vídeo aborda o futuro do planeta e ilustra a canção "Earth Song". Um momento alto do espectáculo.
Comentários