Ao comando de uma aeronave, o actor Diogo Amaral, de 28 anos, participou, ontem, nas operações de busca dos quatro pescadores desaparecidos ao largo da Lourinhã.

Num ápice, Diogo Amaral passou da ficção para a realidade. O actor está a ter lições de voo para a próxima novela da TVI, "Espírito Indomável", e aceitou o repto do instrutor João Francisco, da Escola Nacional de Aviação Desportiva (ENAD) para entrar no cenário das operações.

A descolagem deu-se às 11h30m, do Aeródromo de Santa Cruz, e o piloto aprendiz mostrou-se à altura do desafio. Durante hora e meia patrulhou parte do Litoral Oeste, voando sobre os concelhos da Lourinhã e de T. Vedras.

Ladeado por um avião e um helicóptero da Força Aérea e a apoiar três embarcações de resgate da Marinha, o actor parecia viver uma ficção, mas num cenário bem real e trágico. "Foi uma lição cheia de peripécias", disse ele a SapoFama, no fim de um voo em que escutou as instruções do comandante e lidou com operações de busca, manobras, chuva e turbulência.

"É este o espírito do Aeroclube de Torres Vedras, entidade que tutela a ENAD", declarou, por seu turno, João Francisco. "Somos uma instituição de utilidade pública e, sempre que podemos, ajudamos neste tipo de operações", acrescentou.

Dentro de dias, Diogo Amaral actor volta a Santa Cruz, para "ganhar novos conhecimentos", que lhe sirvam para as primeiras cenas da próxima novela da TVI.

O actor participou em várias novelas e séries, mas ficou célebre na pele de "Frederico Fritzenwalden", o par romântico de "Flor Valente" (Luciana Abreu) em "Floribella", da SIC, em 2006. Considerado um dos jovens actores portugueses mais promissores, Diogo tem emprestado a voz a muitos projectos e ganhou, com Luciana Abreu, o Globo de Melhor Beijo, em 2007, na XII Gala dos Globos de Ouro.

(Texto: Inês Costa)