"Era uma avó muito presente. Éramos muito cúmplices e até costumava dizer que éramos almas gémeas", recorda Mafalda Sacchetti, neta de Rosa Lobato de Faria, falecida na terça-feira, dia 2.

Em conversa com SapoFama, a filha de Teresa Sacchetti e Paulo de Carvalho não cala a saudade. Mafalda via na avó, "Rosinha", um exemplo a seguir. Para trás ficam as "tantas conversas" de horas a fio, ou não fossem elas muito chegadas.

"Eu cantava o que ela escrevia e isso tinha um significado especial para mim", lembra, com carinho, Mafalda Sacchetti, que viu a avó, pela última vez com vida, na segunda-feira, no Hospital da CUF Infante Santo, em Lisboa, onde estava internada há uma semana devido a uma anemia grave.

"Ia visitá-la todos os dias. Estava muito debilitada e o seu estado de saúde era preocupante", conta a cantora. "Foi consequência dos problemas nos intestinos. Tudo começou no Verão e terminou, agora, numa anemia grave. Ela comia bem, mas o organismo não conseguia absorver os alimentos. Estava doente desde Junho e, a partir daí, foi ficando muito fraca", explica Mafalda.

Portugal chora a morte de Rosa Lobato de Faria. Familiares e amigos curvam-se, com imensa saudade, diante da mulher que, para Cavaco Silva, "marcou decisivamente o nosso meio artístico e granjeou a justa admiração do público".

A actriz deixa 12 netos, nove raparigas e três rapazes, e quatro filhos: Teresa Sacchetti, João Sacchetti, "Bi" Rebelo de Sousa, fruto do casamento com António Sacchetti, e Nuno Franco, o filho mais novo, fruto da relação com Carlos Franco.

A saúde da actriz agravou-se na noite de segunda para terça-feira e "Rosinha", consciente da sua situação, chamou a família para junto dela. Despediu-se dos entes mais queridos e partiu em paz.

"A nossa família é muito unida e, durante este período em que ela esteve doente, fomos muito racionais. Já estávamos à espera do pior e a minha avó sabia o que podia acontecer. Não foi uma despedida dramática, mas foi muito doloroso para todos nós", diz, a SapoFama, Mafalda Sacchetti.  

"Falei com ela, mas quero guardar para mim cada palavra que me disse. Não fez nenhum pedido especial, só queria ser cremada. Esse desejo será cumprido", conclui a neta inseparável de Rosa Lobato de Faria.

(Texto: Joana Côrte-Real)