Peixe grelhado e sopa de legumes são dois pratos muito apreciados por Cristiano Ronaldo, um fã da gastronomia tradicional portuguesa, em geral, e da cozinha da Madeira, sua terra natal, em particular.

“O Cristiano come todo o tipo de pratos, como atleta responsável que é, mas o que mais aprecia é o peixe, concretamente a dourada, o imperador e o robalo”, revelou Luís Lavrador, cozinheiro-chefe da Selecção Nacional de Futebol.

Segundo a mesma fonte, Ronaldo “não é nada guloso”. Costuma comer sobremesas à base de fruta e não dispensa sumos naturais de pêra, maçã ou ananás.

Cozinheiro da Selecção lusa desde há 15 anos, Luís Lavrador sublinhou, ainda, que Ronaldo, de 26 anos, “está muito consciente” que a alimentação “é muito importante” para o seu rendimento em campo e que, por isso mesmo, cuida dela “ao milímetro”.

O chef revelou, finalmente, que os seus menus para cada jogador, sempre “com muito sabor português”, correspondem a 3.000 kilo/calorias diárias – mais 1.000 do que as recomendadas para um adulto normal – e têm como base o arroz, as massas, as frutas frescas e os frutos secos. Tudo confeccionado sob supervisão médica e rematado com a tradicional “bica”, coisa que poucos dos craques dispensam.