Conchita Wurst recorreu à sua conta do Instagram para revelar que é portadora do vírus HIV. “Hoje é o dia de me libertar para o resto da minha vida: Há muitos anos que sou seropositiva”, começou por afirmar a artista.

Na publicação, Conchita explicou que decidiu partilhar isto com o mundo depois de ter sido “ameaçada” por um ex-namorado, que dizia que ia tornar esta informação pública. “Não irei dar a ninguém o direito de me aterrorizar ou afetar a minha vida”, frisou.

A cantora revelou ainda que está a ser tratada e acompanhada pelo médico desde que foi diagnosticada, “sem interrupções, tenho estado abaixo do limite de deteção, para que não seja capaz de transmitir o vírus”.

Conchita não queria tornar esta informação pública para ‘proteger’ a família, que a “apoiou incondicionalmente desde o primeiro dia”. “Além disso, acredito que esta informação é apenas relevante para as pessoas com quem tenho contacto sexual”, acrescentou.

Desta forma, ao revelar que é portadora do vírus, a artista espera “dar mais um passo contra a estigmatização das pessoas infetadas com HIV”.