Harry e Meghan Markle chegaram às ilhas Fiji esta terça-feira, dia 23, no seu 16º dia de digressão real. Com a chegada do casal ao país uma das grandes preocupações prendia-se com a duquesa, que como está grávida do seu primeiro filho, tem de ter cuidados acrescidos por causa do vírus Zika, detetado no lugar.

Conforme avança a imprensa internacional, os duques de Sussex têm tido várias precauções por causa do vírus, que pode afetar os bebés no nascimento, levando, por exemplo, à microcefalia.

Em declarações à revista People, o professor James G. Logan, líder do Departamento de Controlo de Doenças na London School of Hygiene and Tropical Medicine, sublinhou: “Tenho a certeza que eles receberam vários conselhos para a viagem em termos de métodos protetores para a picadas dos mosquitos. Há muito que pode minimizar os riscos”, defendeu.

Notícias ao Minuto
Meghan Markle durante a sua visita às ilhas Fiji. Repare-se que a duquesa usa um vestido folgado, com mangas compridas e de cor clara. © Getty Images

“Usar mangas compridas e roupas largas irá ajudar”, alerta. “Os mosquitos podem morder mesmo através das calças de ganga, por isso se a roupa estiver larga é muito mais difícil para o mosquito morder. Usar roupa de cores claras também ajuda, porque os mosquitos são atraídos por cores escuras. Também ajuda a detetá-los mais facilmente numa peça clara de roupa”, sublinha o professor.

Logan refere que apesar de geralmente o risco ser baixo é importante estar sempre alerta e bem informado acerca do assunto. O profissional aconselhou ainda o uso de um repelente eficaz.