Os filhos do príncipe Filipe fizeram sentidas homenagens ao pai em entrevistas previamente gravadas e que agora foram transmitidas pela BBC, a propósito da morte do marido da rainha Isabel II.

Os príncipes Carlos, André, Eduardo e Ana refletem sobre o relacionamento que mantinham com o progenitor demonstrando uma enorme admiração pela vida do mesmo.

Assim sendo, Carlos de Gales começa por dizer: "Bem, sabem que ele não tolerava tolices. Por isso, se dissessem alguma coisa de alguma forma ambígua, ele diria 'decide-te!".

Notícias ao Minuto

[Príncipe Filipe ao lado do filho mais velho, o príncipe Carlos]© Getty

"Ele era muito bom a mostrar como é que se faziam as coisas, a instruir em várias coisas. A energia dele era incrível, em dar apoio à mãe e em fazê-lo durante tanto tempo e de, forma extraordinária, em ser capaz de o fazer por tanto tempo. O que ele conseguiu foi uma conquista surpreendente", completou.

Já o príncipe André afirmou: "Como qualquer família naquela época, os nossos pais estavam a trabalhar fora durante o dia, mas à noite, como qualquer família, juntávamo-nos, ficávamos no sofá e ele lia para nós".

Notícias ao Minuto

[Príncipe André ao lado do pai, Filipe de Edimburgo]© Getty

Por seu turno, Ana lembrou: "Ele tratou toda a gente como uma pessoa única e prestou-lhes o respeito que sentia que era lhes era devido enquanto indivíduos. Conforme fomos crescendo, ele falava muito das coisas que tinha de fazer, por isso, sabíamos do que se estava a passar e das coisas que estavam a ser feitas".

Notícias ao Minuto

[A princesa Ana com o príncipe Filipe]© Getty

O príncipe Eduardo, o mais novo dos filhos, completou: "O meu pai era uma grande fonte de coragem, de apoio e de orientação ao longo do caminho. Nunca tentava boicotar qualquer atividade ou alguma coisa que quiséssemos fazer, antes encorajava-nos. Irei sempre lembrá-lo e agradecer-lhe por isso".

Notícias ao Minuto

[Filipe de Edimburgo ao lado do filho, o príncipe Eduardo]© Getty

Os filhos evidenciaram ainda o contributo que o duque de Edimburgo deu para o desenvolvimento da Commonwealth e de inúmeras organizações ligadas à realeza britânica.

Leia Também: Príncipe Filipe. Marcelo envia condolências a Rainha Isabel II

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.