Andreia Rodrigues decidiu assinalar o dia do animal - comemorado esta quarta-feira, dia 4 de outubro - de uma forma especial. A apresentadora escreveu um texto emotivo, que publicou no blogue 'Coisas Nossas' onde expressa todo o amor que sente pela sua fiel companheira de quatro patas.

Em conjunto com o marido, Daniel Oliveira, Andreia adotou uma cadelinha, a quem deu o nome de Roma, em janeiro deste ano.

“A Roma nasceu a 22 de Outubro de 2016 e no dia 7 de Janeiro chegou a nossa casa. Nesse mesmo dia, sem saber, a Roma mudou as nossas vidas. Era pequenina, tímida e assustada e de imediato percebi que a iria proteger sempre, com tudo o que há em mim”, começou por dizer a apresentadora, que relatou um episódio triste em que ficou em lágrimas por achar que tinha perdido a sua companheira.

“Uns dias depois fomos à SOS Animal, ao veterinário, e depois de levar a vacina, a Roma começou a ganir e apagou-se, nos meus braços. Foi levada de imediato para uma outra sala e eu não sei explicar a dor que senti naquele instante, o amor que lhe tinha era já imenso e não suportava a ideia de perdê-la logo ali. As lágrimas caíam-me pelo rosto, sentia-me perdida, ela não nos podia deixar, eu tinha prometido protegê-la – mesmo que ela não o percebesse – e sentia-me a falhar”, contou.

“Não quero imaginar o dia em que ela dê por cumprida a sua missão na terra”.

Andreia, de 33 anos, garante que a sua cadelinha lhe trouxe grandes ensinamentos. “A Roma ensinou-me muito sobre a palavra amar, sobre o dar pelo simples prazer de o fazer, sem esperar nada em troca. A Roma obrigou-me a ser mais atenta, a não precisar de palavras para perceber o outro, mas a olhar com vontade de entender, observando os sinais, as necessidades.”, acrescentou.

“Ensinou-me a respeitar o espaço dela, sem o direito de me impor…não somos um ser superior, os animais não têm de ser submissos. Viver com ordem é diferente de viver em submissão.”, ensinamentos que Andreia afirma serem uma “lição para a vida”.

“A minha Roma, a nossa Roma, é uma companheira, uma amiga, que amo – amo tanto – é a minha menina.”, foi desta forma que Andreia Rodrigues concluiu o seu desabafo, mas não sem antes deixar o apelo à adoção de animais abandonados.

"A SOS Animal tem muitos meninos e meninas de quatro patas, cheios de vontade de encher a vida de alguém de amor. (...) Eles só precisam de alguém que cuide deles e em troca esse alguém terá um amor e uma dedicação que não tem comparação.", concluiu.