Sempre diferente e sempre excêntrico, o futebolista internacional português Abel Xavier anunciou o fim da sua carreira de jogador e revelou a sua conversão à religião muçulmana.
O palco escolhido por Xavier para anunciar estas mudanças na sua vida foi a residência do irmão do príncipe-regente do Emirado de Ras al-Khaimah.
"Foi através do mundo muçulmano que ultrapassei os períodos mais complicados da minha carreira", disse Abel Xavier numa conferência de Imprensa transmitida por vários canais de televisão do Golfo Pérsico, explicando a sua conversão à religião islâmica.
"Lentamente - acrescentou -, aprendi uma religião que professa a paz, a igualdade, a liberdade, a esperança", acrescentou o futebolista português, que terá dado os primeiros passos na sua nova fé quando jogou no Galatasaray da Turquia.
Xavier, que deverá adoptar o nome de Faisal (juiz em árabe), assegurou aos jornalistas que está preparado para cumprir os "hábitos rigorosos" exigidos pelo islamismo e revelou que tenciona dedicar-se a projectos de solidariedade em África.
Comentários