Marcelo Rebelo de Sousa é o novo Presidente da República e, como tal, será o próximo "inquilino" do Palácio de Belém. Assim sendo, Manuel Luís Goucha usou o seu blogue contar a história do palácio, onde já foi a casa de reis.

"Hoje (dia 9) o Palácio de Belém muda de ‘inquilino’ e se bem que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a exemplo dos seus antecessores mais recentes, apenas o venha a usar como local de trabalho, será ali que passará muito dos seus próximos cinco anos, entre audiências, reuniões e atos protocolares. Esta é a casa do Presidente (e até que é fácil sabermos quando ele está lá, basta que uma bandeira verde com a esfera armilar seja hasteada), mas já foi casa de reis. Aquando do terramoto de 1755, D. José vivia em Belém com a família. Apesar do palácio ter apenas sofrido pequenos danos, o rei não quis voltar a habitá-lo, preferindo instalar-se em tendas no Jardim Grande (atual Jardim do Buxo). D. Maria II habita o Palácio entre 2 de Agosto de 1844 e o final de Outubro de 1846, enquanto decorriam obras no Paço das Necessidades. Quarenta anos mais tarde o Palácio sofre obras de fundo para ali se instalarem D. Carlos e D. Amélia, após o casamento.

Ali habitariam por três anos, até D. Carlos assumir o reino (1889), tendo ali nascido os príncipes D. Luís Filipe e D. Manuel, aquele que viria a ser o ultimo rei de Portugal. Seria com D. Manuel II que o Palácio viveria o último ato oficial da Monarquia: a 3 de Outubro de 1910 decorreu ali um banquete em honra do Presidente do Brasil, Marechal Hermes da Fonseca, que nos visitava, já o ambiente era de grande perturbação, dadas as notícias da eclosão da revolução republicana. (…)", escreveu o apresentador da TVI.

Goucha referiu ainda que qualquer pessoa pode visitar o palácio e que, apesar de ter sido noutras circunstâncias, já deu uma vista de olhos. "Qualquer um de nós pode visitar o Palácio de Belém, há sábados para isso, é só uma questão de se informar junto do Museu da Presidência. Eu fi-lo, não propriamente em jeito de visita tranquila e organizada, mas aproveitando as conversas que nos últimos anos ali tive com Maria Cavaco Silva, deu para espreitar algumas salas e tirar umas quantas fotos, como gosto sempre de fazer", acrescentou.

Manuel deixou ainda algumas fotografias para que possa ficar a conhecer melhor a nova casa de Marcelo Rebelo de Sousa.

Ora veja!