Humberto Barbosa, fundador da Clínica do Tempo, enquanto criança «conheceu muitas pessoas com mais de noventa anos (ou mesmo cem), que viviam tanto tempo porque tinham uma alimentação saudável e andavam muito a pé. Essa equação "alimentação saudável + exercício físico = longevidade", determinou, mais tarde, a sua escolha profissional».
Participou em mais de 600 programas temáticos de televisão e rádio, desde 1983. É cronista assíduo de diversas publicações, tanto da área social como da especialidade e esteve presente enquanto participante, convidado ou orador em mais de 100 congressos ao longo destes 32 anos de carreira.

Fiquem a conhecer as escolhas de Humberto Barbosa.

HOTEL
Entre os que mais me marcaram, destaco o Choupana Hills, na Madeira, onde passei um memorável fim-de-ano na companhia da minha família.

RESTAURANTE
Arola, no hotel Penha Longa. Comida com uma qualidade irrepreensível, esteticamente muito bem apresentada e servida em PEQUENAS QUANTIDADES para degustação. Assinalo o “pequenas quantidades” pois é um factor importante para um especialista em Nutrição na escolha de um restaurante.

PASTELARIA
Não faço a ideia. Há anos que não entro numa pastelaria.

DOCE PREFERIDO
Um dos que mais aprecio é a mousse de açaí, cuja receita encontram em baixo. Não sendo um doce totalmente isento de pecado, também não é daqueles que nos atira diretamente para o inferno.

SE FOSSE UM DOCE...
Uma fruta! Seria um maracujá. É uma fruta que se tivesse origem em Portugal teria certamente nascido na mesma ilha onde nasci, a ilha da Madeira, onde existem dos melhores maracujás do mundo. E seria maracujá porque é o fruto de uma planta medicinal cientificamente conhecida como passiflora, uma trepadeira que é popularmente conhecida como “flor da paixão”, e eu sou um apaixonado pelo que faço e pela vida. Mas também porque o maracujá tem um efeito calmante e está repleto de antioxidantes, factor importante para um especialista em anti-envelhecimento.

MELHOR SOBREMESA DE SEMPRE
Não vou destacar a melhor sobremesa, mas sim a melhor companhia em que desfrutei de uma sobremesa: a minha mulher, Gabriela.

QUEM CONVIDAVA PARA COMER UM BOLO
Para um chá, o Dalai Lama, sem sombra de dúvida. Até porque duvido, pelo que conheço dele, que aceitasse um convite para comer um bolo.

UMA DECISÃO IMPORTANTE "TOMADA À MESA"
Diariamente tomo uma decisão importantíssima à mesa: alimentar-me corretamente para poder viver mais anos e com mais saúde. Essa é mesmo a minha maior preocupação à mesa e sou avesso a almoços ou jantares de negócios. Esses deixo-os para serem tratados no escritório. A mesa, seja um almoço ou um jantar, deve sempre constituir um momento de prazer, mas com a sabedoria e sensatez sempre presentes.

A GULOSEIMA DE HOJE
Guloseimas, se as comer, não mais do que uma por semana. Normalmente um pedacinho de chocolate oferecido por um dos meus netos.

UMA RECEITA SAUDÁVEL
Mousse de iogurte com açaí (ou morango)

Ingredientes:

200 ml de iogurte grego magro
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de essência de baunilha
5 colheres de sopa de leite de coco aquecido
1 pacote de gelatina incolor
Polpa de morango q.b.
Polpa de açaí q.b.

No liquidificador coloque todos os ingredientes menos o morango (ou açaí) e bata até que se forme uma mistura uniforme. Coloque em taças e leve ao frigorífico, para solidificar no período de 2 horas. Colocar por cima a polpa de morango ou de açaí.

Mais em: http://www.mafaldaagante.com/