O Japão está na moda e a comida japonesa mais ainda. Se for visitar a Ásia ou simplesmente quiser degustar um sushi nos belos restaurantes japoneses que já encontramos no nosso país, saiba um pouco sobre a sua forma de estar, para não atropelar a etiqueta e sentir que está verdadeiramente no Japãose sentir deslocado de todo o ambiente à sua volta
1 Se for a uma casa de família japonesa que esteja a residir em Portugal leve sempre uma lembrança. O povo japonês aprecia esta delicadeza e que seja, de preferência, uma especialidade culinária.
2 Evite entrar em casa dos anfitriôes com sapatos! Uma regra válida até para alguns restaurantes e hotéis mais tradicionais, os chamados ryokans. À porta estarão, com certeza, chinelos variados, assim como à entrada das casas de banho, diferentes daqueles que está a usar pelo resto da casa.
3 Diga o-jama shimasu (com licença, desculpe incomodar) ao entrar na casa de alguém.
4 Não se assoe à frente de outras pessoas e evite usar lenços de pano. Tal como noutros países asiáticos o lenço de papel é que é considerado mais higiénico
5 Evite comer de pé ou a andar pela rua. A comida precisa de ser saboreada com calma, por isso os japoneses não percebem o porquê da pressa
6 Não aponte o dedo, pés ou hashis (palitos de comer) para pessoas. Se tiver que apontar algo, movimente os dedos com a palma para baixo
7 Evite expressar uma opinião de forma clara ou direta, pois os japoneses têm aquilo a que chamam de honnetatemae (opinião pública). Eles preferem a harmonia do grupo em vez de opinarem sobre algo de forma efusiva.
8 Não os interrompa nem se preocupe com os intervalos de silêncio. A cultura japonesa aprecia esses momentos.
9Evite olhar fixamente para alguém, seja homem ou mulher.
10 Se der presente em dinheiro num casamento - é muito comum no Japão - nao dê um número par, pois eles acreditam que se o número for divisível por dois, o casal pode separar-se
11 Os japoneses se lavam antes de entrar na banheira, uma vez que eles têm o hábito de compartilhar a água - bem quente - do banho com outras pessoas. Isso se aplica em sentõs (banhos públicos), onsens (termas) bem como em banhos em casa. Não suje a água do banho e não esvazie a banheira depois de sair dela.
12 Não enfie os seus palitos verticalmente numa tigela de arroz nem passe comida para outra pessoa com os seus palitos
13 Num nomikai (happy hour com colegas de trabalho ou amigos num bar à japonesa ou izakaya), nunca se sirva antes de encher o copo dos seus amigos primeiro. Se não quiser mais beber, não esvazie seu copo.
14 É educado dizer itadakimasu antes de comer ou beber, e dizer gochisou sama deshita ao seu anfitrião (ou anfitriã) após comer, ou aos funcionários do restaurante antes de ir embora.
-15 Ao contrário da etiqueta ocidental, sopas e macarrão podem e devem ser chupados das tigelas. Aliás, pratos e tigelas devem ser trazidos à boca, ao invés de se deixar pender a cabeça sobre os mesmos.
16 Sentar na posição seiza. Isso pode ser difícil e desconfortável até para japoneses, especialmente para os mais altos. Sobre tatami ou uma almofada, dobrando as pernas sob o corpo, com o bumbum e as costas apoiadas nos calcanhares. Detalhe: um pé apoiado sobre o outro. Os que não estão acostumados normalmente ficam com as pernas dormentes.
FONTE: culturajaponesa.com
Veja ainda:
Mulheres podem preparar sushi?
Comentários