Em 1841, a Duquesa Anna Maria Russell, mulher do sétimo Duque de Bedford, começou a beber chá e a comer qualquer coisa a meio da tarde para aguentar até à hora de jantar. Diz-se que foi aqui que começou a tradição de beber chá durante a tarde.

Actualmente, tem surgido um revivalismo entusiasta do refinado ritual inglês de beber chá. Os hotéis de luxo por todo o mundo disponibilizam ambientes refinados para que os seus hóspedes possam recuar no tempo e desfrutar da tradição do chá da tarde (High Tea), que consiste em diferentes tipos de chá, acompanhado de uma pequena refeição, que muitas vezes inclui champanhe, scones, sandes e, claro, doces.

Conheça alguns deles:

The Observatory Hotel, Sydney
O Observatory Hotel tem levado o chá a outros níveis: contratou um “Tea Master”, Tjok Gde Ke, que criou um menu com vinte misturas únicas de chá de alguns dos produtores de chá mais conhecidos do mundo. São servidos bolos deliciosos e outros doces para tentar os mais resistentes. Os visitantes podem também participar numa leitura do chá individual ou aprender mais sobre as origens e etiqueta do chá durante a tarde.

The Berkeley, Londres, Reino Unido
O Berkely inclui o “Prêt-à-Portea”, que representa uma das experiências mais singulares de chá da tarde disponíveis, com um menu inspirado no mundo da moda, que muda a cada seis meses para garantir que está de acordo com as tendências actuais. É servido na “Caramel Room” e os convidados podem deliciar-se por exemplo com Mulberry ‘Bayswater’ (chocolate branco com trufa de coco), ou com biscoito de amêndoa Christian Dior (cobertura por camadas, chocolate branco e mirtilo). Todos os doces Prêt-à-Portea são servidos em óssea fina de Paul Smith para Thomas Goode.

Four Seasons Hotel George V, Campos Elísios, Paris
O chá da tarde no romântico Hotel Georges V é uma forma extravagante de passar uma tarde em Paris. O chá é servido no lounge de La Galerie, entre esplêndidas tapeçarias flamengas, quadros e mobília do séc. XIX, bem como requintadas obras de arte. Um pianista toca todos os dias às 15h enquanto os convidados desfrutam de delícias como scones com compota, bem como muitas sobremesas e doçaria francesa.

Hotel do Chiado, Lisboa, Portugal
O luxuoso hotel do Chiado, em Lisboa, reconstruído ao máximo detalhe há pouco tempo, não só oferece aos seus visitantes uma das melhores vistas da cidade, como disponibiliza também um serviço de Chá da Tarde. Este serviço inclui Chás gourmet Kusmi, scones, compotas e pastelaria, tudo envolto no charme habitual de um “chá das cinco”.

The Hotel Windsor, Melbourne
O Hotel Windsor serve o seu famoso chá desde 1883 e é conhecido pelo seu serviço impecável – por exemplo, os visitantes para o serviço de chá são recebidos também com um copo de vinho espumante. A atenção aos detalhes continua à medida que os hóspedes recebem scones, bolos e sandes. A chávena raramente é deixada vazia, dado que frequentemente são colocados na mesa bules de chá, acabado de fazer.

Mount Nelson, Cidade do Cabo, África do Sul
O Mount Nelson é o hotel de luxo assinatura da Cidade do Cabo, situado entre verdejantes jardins, e conhecido por uma das sessões de chá mais famosas do mundo. Famosos críticos de gastronomia e escritores de viagens, turistas e habitantes locais comentam a experiência, provando iguarias como o Bolo de Raspberry Vanilla Cream e as Smoked Salmon Choux Pastry Puffs. O chá é servido na zona lounge do hotel e acompanhado por música do grand piano do hotel.

The Fairmont Norfolk, Nairobi, Quénia
Os recém chegados a Nairobi têm-se reunido no Norfolk desde a sua abertura, em 1904, e o hotel tem tido um papel significativo na história da cidade. Situado perto do centro da cidade, está entre jardins tranquilos e tem funcionado inclusive como ponto de partida para safaris. O tradicional chá ao estilo inglês inclui alguns toques locais, incluindo chás e cafés do Quénia, bem como alguns doces.

Four Seasons Singapore
Enquanto reminiscência do passado colonial, o chá da tarde no Four Seasons é um tracional “English Affair”. O chá é servido no terraço ao ar livre, rodeado de jardins tropicais, com vista para a Orchard Boulevard. As indulgências doces e saborosas como os scones e sandes são acompanhadas por champanhe Veuve Clicquot.

Veja ainda:

Museu do Oriente celebra o Japão

As cidades com mais estilo

Laço lanca curso de formação para cancro da mama

Correr por uma boa causa

Viagens obrigatórias