É um dos museus mais visitados do mundo e acaba de implementar uma ferramenta que promete facilitar a vida aos milhares de turistas que diariamente o visitam.

Em vez dos tradicionais guias áudio, os visitantes podem agora apreciar as obras de arte que este famoso espaço museológico da capital francesa encerra com uma consola Audioguide Louvre – Nintendo 3DS.

Além de mais atraente e interativa, a nova aplicação, desenvolvida pela Nintendo, permite a consulta de um mapa do museu, também ele interativo, que assinala as obras mais importantes do museu. Esta ferramenta possibilita ainda a visualização de vídeos e de fotos das obras de arte, muitos deles em alta definição, modelados em 3D, além da criação de itinerários personalizados para as diferentes exposições.

Este versátil guia, que pode ser personalizado, contém ainda mais de 700 comentários gravados pelos curadores e conferencistas do museu com curiosidades sobre as coleções do Museu do Louvre e a história por detrás do próprio edifício. Na fase de lançamento estão disponíveis dois circuitos, com uma duração aproximada de 45 minutos, concebidos especialmente para quem visita o complexo museológico pela primeira vez.

Um é dedicado às obras de arte mais famosas do museu, como a «Mona Lisa» de Leonardo da Vinci, a «Vénus de Milo» e a «Vitória de Samotrácia». O outro, «Egito para toda a família», oferece uma perspetiva sobre o povo egípcio, a área em torno do Nilo, o trabalho dos camponeses e dos artesãos e ainda uma visão sobre o poder dos faraós. Ao longo da visita, os visitantes verão também os seus conhecimentos testados, com perguntas integradas em jogos multimédia.

A substituição dos guias áudio por consolas permite ainda aos visitantes com deficiências auditivas aceder a uma visita guiada em vídeo com linguagem gestual (em francês). Os deficientes visuais podem visitar a galeria de mediante um sistema de toque especial. Até 25 de junho de 2012, os visitantes podem descobrir os misteriosos segredos revelados na exposição temporária «La Sainte Anne, l'ultime chef-d'œuvre de Léonard de Vinci», com explicações de Vincent Delieuvin, chefe do departamento de quadros do museu e curador da exposição.

Foto: Olivier Ouadah/Musée du Louvre

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.