TAP
Copenhaga é famosa pelo seu estilo de vida e pela sua filosofia hygge que tem despertado interesse até nos mais céticos. O hygge é uma forma de estar na vida, de apreciar os pequenos momentos e prazeres mais simples, numa felicidade tranquila.
Embora o hygge esteja presente durante todo o ano, o seu expoente máximo acontece no inverno, nomeadamente no Natal. Os invernos dinamarqueses são longos e escuros pelo que a iluminação das velas, aliado à degustação de um vinho em família num ambiente descontraído nunca poderá saber tão bem.
Aproveite para apreciar de perto esta descontração e estilo de vida dos dinamarqueses. Planeie as suas próximas férias para Copenhaga e aproveite os voos diários da TAP, a partir dos principais aeroportos nacionais. Ao reservar com antecedência encontrará, certamente, preços mais atrativos e terá tempo para organizar a sua visita ao país mais feliz do mundo.
Numa cidade cheia de bonitos e agradáveis lugares e paisagens de tirar a respiração, não é difícil entrar no espírito e desligar do stress diário. Mas há truques essenciais para entrar nesta filosofia, que acima de tudo requer o compromisso em desligar dos pequenos contratempos.
Velas
Seja qual for a estação do ano, as velas fazem parte do estilo de vida dos dinamarqueses. No inverno é habitual encontrar velas o dia inteiro acesas para criar uma iluminação mais aconchegante e acolhedora nos quartos, enquanto no verão são utilizadas para estender a luz quando o dia termina. É um dos mandamentos básicos do hygge já que contribui para uma atmosfera mais relaxante e acolhedora.
Refeições com famílias e amigos
Passar tempo com a família e amigos e apreciar esse momento é uma rotina básica entre os dinamarqueses. Reunir aqueles que lhe são próximos em torno de uma mesa e partilhar com eles de forma tranquila e sem pressas uma refeição contribui para o equilíbrio e sensação de bem-estar. Mais do que o local escolhido, a ideia em mente é simplesmente desfrutar da companhia dos mais próximos. O Restaurant Kronborg, no centro de Copenhaga é um exemplo perfeito para esse encontro, tal como os Paludan Bogcafe, o Bertels Salon Kompagnistaede ou o Host.
Dar um passeio a pé ou de bicicleta
Seja verão ou inverno, se há algo que faz parte da rotina dinamarquesa são os agradáveis passeios a pé ou de bicicleta. Seja num parque, na praia ou simplesmente na cidade, descontraia e respire fundo. Aproveite para convidar um amigo ou familiar e pôr a conversa em dia. É uma excelente forma de esquecer o que o preocupa e apreciar o meio que o rodeia.
Ver um filme ou ler um livro
A ideia é simplesmente desligar do stress diário e ter algum tempo de qualidade. É o chamado ‘hygge time’, no qual o prazer reside na descontração de esvaziar a cabeça de preocupações e dedicar-se à leitura ou ao cinema apenas pelo prazer de o poder fazer. Deixar-se levar por um outro mundo de aventuras ou pela hilariante vida de uma personagem e não ter um propósito nisso.
Apostar numa decoração aconchegante
O outono está aí e nada como se inspirar no estilo de vida nórdico para tornar a sua casa mais acolhedora. Este é, aliás, uma das principais recomendações para adoptar o hygge. Pense no clássico “menos é mais” e opte por um estilo minimal e exclua tudo o que for exagerado. A calma e a tranquilidade vão passar a fazer parte da atmosfera.
Comentários