É um dos edifícios mais altos de Vila Nova de Gaia e avista-se da zona ribeirinha do Porto. Dotado de seis tipologias de quartos e aberto desde junho de 2004, o Holiday Inn Porto Gaia é um hotel de quatro estrelas elegante, ainda que despretensioso, que tem sabido adaptar-se ao passar dos anos. Mal se entra no edifício, ainda antes de chegar à receção, é o imponente e moderno bar que atrai as atenções. Localizado no lobby, apresenta um ambiente requintado, moderno e acolhedor, com uma instalação central de tiras que faz refletir as luzes. Inclui compartimentos que permitem criar ambientes distintos.

Num desses recantos, à semelhança de outras áreas comuns, o castanho da madeira e o cinzento do alumínio imperam, tal como o amarelo, presente nas almofadas, nos candeeiros modernos e minimalistas e na luz das velas acesas, contrastando com os tons mais sóbrios dos quartos, para onde nos reencaminhamos a seguir, depois de beber um copo de chá, sempre disponível num jarro na receção. As brochuras do hotel fazem questão de frisar que este tem uma das melhores vistas panorâmicas sobre o Porto e a verdade é que não exageram nem um bocadinho.

Nos andares superiores, com a perspetiva, a Torre dos Clérigos, um dos símbolos arquitetónicos da cidade, acaba mesmo por diluir-se no emaranhado de prédios e telhados. Só ao fim de uns minutos de observação atenta é que a conseguimos localizar. O Hotel Holiday Inn Porto Gaia disponibiliza seis tipologias de habitações. Além dos quartos standard, com cerca de 35 m2, «atualmente os mais espaçosos da cidade», como assegura o grupo proprietário do empreendimento, rivalizam com os que têm uma privilegiada vista para o rio Douro.

Tal como os outros, também estão decorados com um estilo clássico, mas distinguem-se por apresentarem uma panorâmica da cidade ainda melhor. Muito confortáveis e com um ambiente acolhedor, são ideais para viagens de negócios ou lazer. Veja a galeria de imagens deste hotel!

Habitações de topo… no topo do edifício!

Ainda mais requintadas e sofisticadas, as habitações do piso executivo elevam a oferta do Hotel Holiday Inn Porto Gaia para outro patamar. «São quartos verdadeiramente especiais! Localizados no 21º e 22º andar, estão equipados com colchões Flex, que são sinónimo de conforto, relaxamento e bem-estar. Neste andar o cliente pode fazer reuniões de negócios ou simplesmente relaxar na sala de leitura privada», pode ler-se no site do hotel.

É também num destes andares que se situa o ginásio, com uma vista desafogada, bem como três salas de reuniões e duas salas para banquetes, eventos e receções. Quadros com capas antigas da revista Vogue decoram algumas das paredes. Para além dessas habitações, os hóspedes contam ainda com três tipologias de suites. As tradicionais junior suites, com aproximadamente 50 m2 e de estilo clássico, dispõem de camas queen size.

Possuem uma sala independente com confortáveis sofás, de forma a oferecer a comodidade necessária para o seu descanso. Maiores e também decorados com gravuras e imagens antigas do Porto, as suites business, ascendem aos 77 m2 e são compostas por dois pisos. No inferior, encontra a sala de estar com secretária, uma pequena kitchenette e uma casa de banho de serviço. No piso superior, um quarto com cama king size e uma casa de banho com banheira convidam ao lazer e à evasão.

Veja na página seguinte: As especialidades gastronómicas mais procuradas no restaurante do hotel

Espaço para toda a família

Quem gosta de viajar em família e decidir ficar neste hotel pode ainda optar por uma das suites familiares. Indicadas para agregados com mais de dois filhos, possuem grandes áreas, com aproximadamente 140 m2, distribuídos por dois pisos. Para além da zona de descanso, tal como todos os quartos, tem ainda uma pequena cozinha equipada, uma casa de banho e uma sala de estar, o cenário perfeito para momentos de convívio em fim de dia.

O acesso é feito por elevadores decorados com imagens que lhe dão uma sensação de profundidade que não existe, depois de se passar pela instalação de pufes coloridos no espaço que medeia entre estes e a receção. Soberbos painéis laterais com a assinatura de G. Bettencourt apresentam 10 figuras estilizadas com traços marcantes.

As especialidades gastronómicas mais procuradas no restaurante do hotel

Além de 16 salas para reuniões, o Hotel Holiday Inn Porto Gaia dispõe ainda um centro de congressos com mais de 1.500 m2. Tem ainda a vantagem de estar perto do Centro de Congressos do Porto, da Exponor e do Europarque. Focado na promoção do que a região tem de melhor, apresenta ainda, no foyer, uma vitrina com produtos regionais e artesanato local. Com uma piscina de hidroterapia, cuja utilização implica o mero pagamento de 15 €, o spa está decorado com imagens de caminhos de ferro e com fotografias antigas a preto e branco.

As imagens são nostálgicas como os dias em que a neblina que desce sobre a cidade, com o mar e o rio de um lado e verdejantes colinas do outro. Antes de sair para deambular pela região, não deixe de se deliciar com um copioso pequeno-almoço buffet que, além dos tradicionais ovos mexidos, cereais, sumos de fruta e iogurtes, também costuma incluir línguas de gato, salsichas, salada de laranja com frutos secos e cebola e ainda inúmeras variedades de um delicioso pão.

Localizada no segundo piso, a sala dos pequenos-almoços é um dos três espaços de restauração da unidade hoteleira, a par do Bar Food & Friends e do restaurante com o mesmo nome, que «mantém vivo o ritual de confeção de sala, dando desta forma a possibilidade ao cliente de despertar para os três sentidos e ter uma experiência única», informa o site do hotel. «Os pratos mais eleitos são o bife pimenta e os crepes Suzete, que são confecionados no carro de lamejados», pode ler-se ainda.

Veja na página seguinte: Um cocktail antes de ir à procura de… aves!

Um cocktail antes de ir à procura de… aves!

Apesar de parecer à primeira vista mais pequeno, o Bar Food & Friends tem capacidade para 93 pessoas sentadas. Este espaço convida a um cocktail em qualquer momento do dia. «Aqui poderá degustar uma vasta oferta de bebidas, tapas e vinhos a copo, acompanhados com música ao vivo às terças-feiras», pode também ler-se. Na estante de uma das zonas reservadas, existem livros e guias turísticos à disposição dos visitantes.

Surpreendentemente, um deles diz que Vila Nova de Gaia é um bom sítio para observar aves, destacando a Reserva Natural Local do Estuário do Douro, que até dispõe de um miradouro próprio. Os que não apreciam esta actividade e preferem outro tipo de programas podem visitar a zona ribeirinha da cidade e atravessar a Ponte D. Luís até à eterna cidade invicta. Quem não se quiser dar ao trabalho nem a esse esforço tem adegas e praias com bandeira azul a curta distância.

Texto: Luis Batista Gonçalves

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.