Construído em 2010 na rua que lhe dá o nome, o Inspira Santa Marta Hotel Lisboa é um boutique hotel de quatro estrelas está estrategicamente localizado. Perto dos principais pontos de interesse da capital, o edifício de quatro andares dispõe de 89 habitações e todos os serviços, desde os quartos ao spa, foram concebidos com base nos princípios do feng-shui, uma filosofia que, segundo os responsáveis, representa a sua posição de harmonia relativamente ao que os rodeia e que faz desta unidade hoteleira um local de energias positivas, de espaços inspiradores, amigos do ambiente, onde relaxar é a palavra de ordem. Os quartos foram pensados para oferecer o conforto e tranquilidade necessários. Neles, estão presentes os cinco elementos do feng shui.

Ao metal e à madeira, junta-se o fogo, a água e a terra, aliados à tecnologia de ponta disponível em cada habitação. A agitação do mundo exterior só entra quando é da vontade do hóspede. Das 89 habitações que integra, sete são suites e dois dos quartos estão adaptadas para pessoas com problemas de mobilidade. Para além de wi-fi grátis, de um sistema Plug&Play e de um ecrã LCD de 32 polegadas, também é disponibilizado gratuitamente café Nespresso e chá, proveniente do comércio justo, a unidade hoteleira aposta numa decoração cuidada e harmoniosa, moderna e urbana, que transforma o ambiente inspirado nas cores da natureza numa experiência para os sentidos, onde todos os detalhes contam e fazem a diferença.

As suites são amplas, glamourosas e conquistam à primeira vista. O design é contemporâneo e inovador, ideal para quem busca criatividade, vitalidade e conforto. Mas este hotel é mais do que isso. Uma das preocupações do projeto passa pela sustentabilidade ambiental, tendo mesmo a sua própria política transversal a todas as áreas e refletindo-se em aspetos como a utilização de materiais de baixo impacto ambiental, o uso racional do papel, passando pelo conceito gastronómico do restaurante Open Brasserie Mediterrânica. Os individuais e as cartas são em cortiça e a receita da água vendida reverte para o projeto Pump Aid, um projeto de solidariedade global.

No âmbito desta iniciativa, já foram instaladas, em diversas partes do mundo, cerca de 9.000 torneiras e fontes, que mudaram a vida a mais de 1,35 milhões de pessoas nalgumas das zonas mais pobres da África subsaariana. Mas a vertente solidária não se fica por aqui. A comida que não teve contacto com o público ou cujo prazo de validade se aproxima do fim é distribuída pelas pessoas que mais necessitam. O objetivo passa, essencialmente, por reduzir ao máximo a pegada ecológica, o que valeu à unidade hoteleira o reconhecimento enquanto green hotel.

Refeições para todos

As iguarias do Open Brasserie Mediterrânica, o restaurante do hotel, são da responsabilidade do chef João Silva. A cozinha é variada e marcadamente mediterrânica, confecionada com produtos sazonais e frescos e, sempre que possível, biológicos. Apresenta pratos vegetarianos, vegan, sem lactose e adaptados a pessoas com diabetes. É um dos poucos restaurantes certificados, em Lisboa que possui o selo sem-glúten resultante duma parceria entre a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) e a Biotrab, uma empresa que presta serviços de consultadoria técnica e formação na área da segurança alimentar, da higiene e da segurança no trabalho.

Situado a poucos metros da Avenida da Liberdade, os clientes que queiram usufruir de uma refeição neste restaurante não têm que preocupar-se com o lugar para o carro, pois o hotel oferece o estacionamento por duas horas. Todos os dias ao almoço são disponibilizados um prato de carne, um prato de peixe e três risottos, que mudam semanalmente, além do já célebre cheeseburger mirandês e do hamburguer de frango. Para além do menú de prato há, ainda, um buffet de saladas e de sobremesas. É só escolher entre uma ou outra modalidade e deliciar-se.

Ao jantar, marcam presença a carne tenra e suculenta, o melhor peixe da nossa costa, as pastas e os risottos do chef. Os acompanhamentos dependem da época do ano mas o resultado é, em qualquer altura, o mais saboroso e saudável possível. O linguado com risotto nero e tomate assado e a barriga de porco com puré de aipo, feijão verde e chutney de maçã com gengibre que provámos e que antecederam um delicioso crumble de maçã com gelado de iogurte fazem jus à fama do espaço.

Veja na página seguinte: Os (muitos) prémios que o hotel já ganhou

Rituais de beleza e relaxamento

Cuide de si depois de uma visita a Lisboa. Equipado com um wellness center com ginásio, jacuzzi, banho turco, sauna, ginásio e um spa, o Inspira Santa Marta Hotel Lisboa permite momentos de libertação do stresse e da rotina, quer através da prática desportiva quer numa massagem ou num tratamento. The Retreat, managed by Ritual Spa, é um momento descompressor que proporciona, pelas mãos de experientes profissionais, momentos de relaxamento num ambiente envolvente, também ele inspirado nas teorias do feng-shui, cuidadosamente desenhado a pensar no bem-estar do utente. Esta unidade dispõe de seis salas de tratamento, onde também pode realizar envolvimentos e esfoliações aromáticas, tratamentos faciais e hidroterapia com Duche Vichy.

Exemplo de inovação premiado e esforço de sustentabilidade distinguido

O Inspira Santa Marta Hotel foi, no início de 2015, galardoado com o Prémio Ulysses para Inovação pela Organização Internacional de Turismo. Na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu em Madrid, integrada na Feira Internacional de Turismo (FITUR), o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO), Taleb Rifai, referiu-se aos finalistas como «extraordinários exemplos de projetos inovadores no âmbito da sustentabilidade, inclusão social e tecnologia no setor do turismo». Todos os anos, a UNWTO e UNWTO Knowledge Network juntam esforços para premiar aqueles que mais se distinguiram pela inovação e aplicação de novos conceitos e conhecimentos no setor.

Esta está, todavia, longe de ser a única distinção no palmarés da unidade hoteleira. Além do Prémio UNWTO, o Inspira Santa Marta Hotel Lisboa ganhou nos European Hotel Awards de 2013/2014 o título de melhor hotel de cinco estrelas sustentável a nível nacional, o Turismo de Portugal concedeu-lhe o Prémio Turismo de Portugal 2011 na categoria de Sustentabilidade Ambiental e viu ainda ser-lhe atribuído, na Gala dos Eventos, o prémio de Melhor Hotel «Concept» para Eventos 2012 e Sustentabilidade em Eventos 2013.

A lista de reconhecimentos públicos inclui ainda um troféu da Câmara de Comércio e Indústria Luso Francesa, o prémio Green Hotel of the Year nos European Hospitality Awards 2014 e o Prémio Desenvolvimento Sustentável, atribuído pelo Diário Económico em parceria com a Heidrick & Struggles, que o distinguiram como a melhor pequena/média empresa em 2011. Por isso, já sabe. Respire fundo e inspire-se…

Texto: Eva Falcão