Cerca de 400 astrólogos e estudantes reúnem-se, de 12 a 15 de Maio próximos, no XXVII Congresso Ibérico de Astrologia, o maior evento astrológico realizado em Portugal.
Marcado para o Centro de Congressos do Estoril, o evento apresenta 45 conferências e cinco workshops, realizados por astrólogos, investigadores e autores de várias nacionalidades.
O último dia é aberto ao público em geral e apresenta um programa cultural e actividades, que incluem a possibilidade de realizar mapas astrológicos que poderão ser analisados numa consulta gratuita realizada no local.
O Congresso Ibérico de Astrologia teve a sua primeira edição em Espanha, em Maio de 1984. Entre os séculos XVI e XVIII, Portugal foi um centro de expansão da astrologia por toda a Europa. Com efeito, o congresso decorre no momento em que este saber milenar regista uma divulgação e importância inéditas no país, existindo actualmente cerca de 10 escolas de astrologia, frequentadas por aproximadamente mil alunos.
A realidade é idêntica na vizinha Espanha, onde a astrologia se lecciona presentemente em cerca de 50 escolas, representando um universo total de cerca de 8 mil alunos.
De acordo com Maria João Macieira, directora e editora da revista Flor de Lótus e organizadora do evento, «o XXVII Congresso Ibérico de Astrologia é uma oportunidade única para os astrólogos e estudantes de astrologia assistirem em tão curto espaço de tempo a uma verdadeira revolução de pensamento, pois pela primeira vez vamos juntar vários saberes e especialidades, assim como nacionalidades e vivências diferentes da própria astrologia».
Salienta ainda que «este é um congresso totalmente inovador, quer pelo facto de criar uma sinergia ibérica, quer ainda pelo número de conferências e workshops que apresenta, apoiado ainda por um programa cultural que inclui visitas, actuações e várias surpresas».
Comentários