Uma escultura em bronze intitulada Carmen Miranda, da autoria de Luís Valadares, constitui o galardão oferecido aos vencedores dos Prémios Fundação Luso-Brasileira, na gala que se realiza no dia 30 de Outubro, às 20h, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

Carmen Miranda é uma das personagens populares que melhor simbolizam as boas relações existentes entre os povos português e brasileiro.

Sendo portuguesa, foi a partir do Brasil, pelo acolhimento que teve e pela oportunidade e apoio que lhe foram proporcionados, que expressou o seu talento e alcançou o reconhecimento internacional.

No entanto, nunca deixou esquecida a nacionalidade e, se para os brasileiros Carmen Miranda é a “brasileira mais portuguesa de sempre”, em Portugal ela é “a portuguesa mais brasileira de sempre”.

Com aproximadamente 35 centímetros de altura, a estatueta é construída em bronze “patine”, fundido pelo método de “cera perdida”. Todos os exemplares são numerados, datados, assinados e acompanhados por um certificado personalizado, emitido pelo autor.

As esculturas de Luís Valadares estão presentes em várias colecções particulares, em Portugal e no estrangeiro, como as das Casas Reais da Holanda, Mónaco e Espanha.

Veja ainda:

Levi's lança concurso para novas bandas

As cidades com mais estilo

Exposição Lisboa versus Tóquio

Lisboa ao Parque decorre até 11 de Outubro

Slow life em Novembro