Lá fora, existem inúmeras. Em Portugal, até ainda há poucos anos, a oferta estava muito aquém em relação à procura, apesar de sermos um país de sol e calor. Depois de um inverno com muita chuva, nada melhor do que aproveitar os dias solarengos e as noites tranquilas e amenas numa esplanada. Se possível, descubra as mais recentes. A jornalista Rita Caetano andou a investigar e descobriu nove espaços de lazer que vale a pena (re)visitar.

Station

De dentro, a vista já era excelente. Agora imagine cá fora, mesmo ao lado do rio Tejo. Nesta esplanada, pode-se almoçar, tomar um aperitivo, petiscar ou jantar. Ao menu asiático, o Station junta agora pratos de fusão que associam sabores portugueses e orientais. Alguns deles são mesmo um exclusivo da esplanada, como é o caso das gyozas de farinheira com molho chili. Encontra-o no Cais do Sodré, no Armazém A, em Lisboa.

Cafetaria do Palácio da Pena

Num dos pontos mais altos da serra de Sintra, a vista é deslumbrante e vai de Lisboa a Cascais. Se até agora o terraço do Palácio da Pena servia apenas de miradouro, agora pode desfrutar do panorama, tomando uma bebida ou um snack da renovada cafetaria. Para chegar lá acima tem de pagar bilhete para visitar o Parque de Sintra. Por isso, aproveite para desfrutar deste local mágico.

Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina

Não se assuste com o nome extenso. Aqui, o que se destaca é a vista para o Guincho e para o Cabo da Roca com o ondulante oceano Atlântico como pano de fundo. Para petiscar, há saladas (se gosta de cuscuz, escolha a Berbere que junta este cereal à maçã, alho francês e frango), tostas e crepes. E, para beber, aposte nos sumos naturais e nos cocktails. E sabia que a recuperação ambiental da Duna da Cresmina contribuiu para Cascais ter sido distinguida como melhor destino sustentável do mundo?

Casa do Vasco

Parece uma mercearia antiga mas é um bar de tapas que tem o selo de qualidade de Vasco Mourão, o responsável pelos restaurantes Cafeína, Terra e Portarossa. Tal como estes, fica na Foz do Porto. A esplanada não é muito grande mas é muito agradável e clean. A ementa aposta em petiscos com sabores da América Latina. Prove a quesadillha de gambas e o taco de chili com carne e não se vai arrepender. A Casa do Vasco tem as portas abertas na Rua do Padrão.

Memmo Alfama

Até agora, o terraço deste hotel era exclusivo dos clientes, mas isso mudou. Os fins de tarde estão abertos a todos e há uma programação musical. A vista para Alfama e para o rio Tejo é perfeita e nem mesmo a piscina destoa dos tons dos telhados pois é vermelha. O Wine Bar, para além de vinho, serve petiscos portugueses. Encontra este espaço na Travessa das Merceeiras, em Lisboa.

AdLib

A esplanada do restaurante do hotel Sofitel assentou arraiais no passeio da Avenida da Liberdade em Lisboa e tem uma ementa especial. O chef Daniel Schlaipfer preparou alguns petiscos tradicionais, como gaspacho alentejano e salada de polvo, mas também saladas e massas. A partir das 19h30, são servidos os pratos da carta habitual do restaurante.

As esplanadas repetentes

Não são novas mas são imperdíveis:

- Sky Bar

É a esplanada dos fins de tarde por excelência em Lisboa. Este ano, está maior, mais branca e o bar está estrategicamente situado no meio do deck maior. A vista é a de sempre, magnifica.

- Soundwich

Não é apenas uma esplanada, é uma eira-esplanada onde não falta espaço, inserida no Parque da Cidade do Porto. Deixe-se tentar pelas exclusivas soundwiches feitas por sete conceituados chefs da eterna Cidade Invicta e pela mousse de chocolate.

- Cadeia Quinhentista

Situado junto ao símbolo de Estremoz, a Torre de Menagem, este restaurante tem fãs de todo o país pela sua divinal comida. Mas a esplanada do bar não lhe fica atrás, tem uma vista desafogada para a planície alentejana. Ideal para relaxar e para desfrutar em toda a tranquilidade!