Portugal, Redondo, Herdade do Freixo
Na imagem vemos o grande átrio central da adega que desce 40 metros no solo. A obra é do arquiteto Frederico Valssassina. Em 2018, venceu um dos prémios “Edifício do Ano”, atribuído pela ArchDaily, uma das maiores comunidades internacionais online de arquitetura. Já em 2019, arrecadou o galardão "Melhor Enoturismo", pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Huesca, Espanha, Bodega Sommos
Esta é uma das adegas mais modernas da Espanha. O edifício assemelha-se a uma borboleta.
La Rioja, Espanha, Marques de Riscal
Frank Gehry, o arquiteto canadiano que projetou, por exemplo, o famoso Museu Guggenheim Bilbao, é o pai desta adega Marques de Riscal. A assinatura visual do arquiteto está bem patente.
Umbria, Itália, Herdade Castelbuono di Bevagna
A “Carapaça” como é conhecida esta adega, constitui-se por uma enorme cúpula coberta de cobre.
Piedmont, Itália, Monsordo Bernardina
Em 2009, esta casa produtora de vinhos italiana inovou ao integrar na antiga estrutura uma cúpula com vista de 180º sobre as vinhas da propriedade.
Bordeaux, França, Château Les Carmes Haut-Brion
Uma das mais prestigiadas vinhas de Bordeaux, a propriedade de Château Les Carmes Haut-Brion, data do século XVI. Em 2016, o produtor apresentou a sua moderna adega, projetada pelo designer Philippe Starck. Uma obra polémica.
La Rioja, Espanha, Bodegas Ysios
Adega desenhada por Santiago Calatrava, arquiteto que assinou em Portugal a Estação do Oriente, em Lisboa.
Bordeaux, França, Château Cheval Blanc
Projetado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc, esta adega ergue-se no seio de uma vinha. A estrutura de betão abriga uma adega que comporta mais de 50 tanques de cimento, cada um capaz de acomodar até 11 mil litros de vinho.
Ribera del Duero, Espanha, Bodegas Portia
Situado na Ribera del Duero, uma das principais regiões vinícolas da Espanha, a Bodegas Portia, foi projetada pelo arquiteto britânico Norman Foster e inaugurada em 2010.
Toscânia, Itália, Marchesi De' Frescobaldi
A adega é uma combinação de inovação, tecnologia e respeito praticas de produção em respeito com o meio ambiente. Na estrutura impõe-se a imponente pala.
Mendoza, Argentina, O. Fournier Winery
Adega projetada pelo gabinete de arquitetura Bormida & Yanzon e terminada em 2007. A estrutura é construída em betão, vidro e aço inoxidável.
Comentários