A cor vermelha é das mais comuns e a eleita de muitos países com histórico comunista ou atualmente. Países como a China, Rússia, Eslovénia, Letónia, Polónia, Sérvia, Roménia e Geórgia a par com os da comunidade europeia, com exceção da Croácia, utilizam a cor vermelha nos seus passaportes. Os interessados Turquia, Macedónia e Albânia em ingressar na União Europeia, já fizeram as alterações necessárias aos seus. Não obstante, o bloco económico sul-americano, Comunidade Andina (Equador, Peru, Colômbia e Albânia), também usa a mesma cor.

Outra das cores mais comuns é a azul, simbolizando um 'mundo novo'. O Mercosul – Mercado Comum do Sul – tem na sua constituição todos os países da América do Sul, seja como Estado Parte, seja como Estado Associado, ou seja, países como o Brasil, Argentina, Paraguai, entre outros, usam passaportes de cor azul, excetuando a Venezuela. Os EUA adotaram a cor em 1976.

A cor verde, na crença de muitos, representa a cor favorita de Maomé e é o símbolo da natureza e da vida. É representativa da maioria dos países muçulmanos, de que são exemplo a Arábia Saudita e Marrocos. Outros países usam o verde, mas num tom diferente, como por exemplo a Nigéria, Costa do Marfim e Senegal. Esta diferença serve para destacar os países pertencentes à CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental.

Por fim, a cor preta como a menos usada. Alguns países africanos, tais como Angola, Congo, Botswana entre outros, utilizam passaportes com a capa preta. Não obstante, os neozelandeses que têm o preto como a cor oficial do país também elegeram a cor para os passaportes.

Guardar

Guardar