Faz parte do grupo dos que só vão de férias agora? Chegou o momento de quebrar a rotina. Descanso, praia, sol, divertimento... os seus próximos dias vão ser assim! Ainda as malas não estão prontas e você já está com a cabeça noutro lado, no destino escolhido por si para recuperar as energias após mais um ano de trabalho.

Infelizmente o sistema de teletransporte é ainda uma miragem e antes de se atirar de corpo e alma a tão precioso período, é preciso tratar de alguns pormenores. Pequenos detalhes que podem fazer a diferença entre umas férias de sonho e um pesadelo de férias. Nós damos-lhe umas dicas que a vão ajudar a partir com uma mala bem feita.

Guarda-roupa turístico

Para limitar a bagagem mas levar tudo o que necessita, considere o clima que vai encontrar no destino, a duração da estadia e as actividades previstas (se vai andar o dia inteiro, jantar num restaurante chique ou estar numa festa especial).

Em suma, leve apenas o essencial, de preferência peças leves, práticas e frescas e um agasalho para as noites mais frias. Em relação ao calçado, esqueça os sapatos novos e opte pelos companheiros com quem sempre se deu bem em longas caminhadas.

Malas e bagagens

Em relação à escolha da mala, os modelos com rodinhas são sempre mais práticos para transportar. Quanto às dimensões: para viagens longas, malas médias ou grandes; viagens de automóvel requerem malas pequenas.

As de grande formato e rasas acomodam melhor a roupa, no entanto, é mais fácil arrumar duas malas pequenas na bagageira do carro do que uma grande. Se vai acampar entre no espírito de corpo, alma e... bagagem. Uma boa mochila de campismo, grande, cheia de compartimentos e resistente é o ideal.

Teoria da organização

Para encontrar tudo o que precisa sem ter de revirar a mala inteira propomos que a divida em andares. Forre o fundo com um saco de plástico, para trazer de volta com a roupa que não foi lavada.

Na primeira camada, acomode as peças maiores. Comece por estender as calças na mala, deixando uma parte das pernas para fora. Vá alternando o sentido para nivelar o conteúdo da mala.

Depois acomode saias, camisas e casacos, quanto mais abertos melhor, ocupando toda a extensão da mala. No final, dobre as pernas de calças. Vai ver que a roupa não se amarrota.

Pisos superiores

Use um casaco para servir de base ao segundo andar. Acomode malhas, t-shirts, meias, lenços, biquínis e outras peças que se possam guardar em rolinhos pequenos.

De seguida, estenda um grande lenço e coloque sobre ele a roupa
interior e as peças mais delicadas. Cubra-as com as pontas do lenço, fazendo um envelope.

No topo coloque o pijama, peça que mais precisa quando chega de viagem. Encaixe os sapatos nas laterais, com as solas viradas para a mala. Seguem-se os acessórios, os cintos e as malas, além dos artigos de banho e de higiene pessoal.

(continua)

Para lá da fronteira

Se vai viajar para o estrangeiro e não domina o básico da língua local, pense em adquirir um dicionário de bolso antes de partir.

Informe-se com antecedência sobre hábitos e regras que possam interferir nos seus planos.

Alguns têm especificidades como a hora de descanso após o almoço, como é o caso da siesta em Espanha. Outros existem vestuário apropriado, como é o caso dos países árabes e das peças de roupa proibidas no Vaticano. Reúna também indicações detalhadas sobre o
visto de entrada e saída.

Antes de sair de casa

Certifique-se de que apaga todas as luzes e tranca portas e janelas. Feche as torneiras de segurança de gás, água e luz e desligue os electrodomésticos das tomadas.

Peça a alguém da sua confiança para recolher a sua correspondência e abrir regularmente as persianas e cortinados. Uma caixa de correio cheia e uma residência com aparência de desabitada são dicas preciosas para assaltantes.

Guarde em local seguro jóias, dinheiro e outros objectos de valor.

No avião

Despache todas as malas com cadeados e leve algum extra consigo.

A pequena mala de cabine deve incluir uma muda de roupa e objectos de higiene pessoal que possam garantir o seu bem-estar por um dia mesmo que as suas malas se extraviem.

Leve junto a si documentos pessoais, dinheiro e cartões, reservas de hotéis, passagens aéreas e objectos de valor. Ao chegar ao destino, coloque-os num local seguro, por exemplo, o cofre do hotel.

Pessoal e intransmissível

Há certas coisas que não se pode mesmo esquecer ou não terá a quem pedir
emprestado. A saber:

  • Corta-unhas e lima
  • Lâmina ou máquina depiladora
  • Desodorizante
  • Máquina fotográfica
  • Escova de dentes
  • Óculos escuros ou graduados
  • Texto: Vanda Oliveira
    Fotos: Artur (com produção de Mónica Maia)

    Newsletter

    Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

    Notificações

    Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

    Na sua rede favorita

    Siga-nos na sua rede favorita.