Há quem prefira ficar em casa no sossego do lar, quem não dispense as festas de rua e/ou os muitos espetáculos e concertos ao vivo com fogo de artifício, quem opte por passar a meia-noite com familiares e amigos na casa de um deles ou num espaço arrendado, os que viajam para destinos paradisíacos e ainda aqueles para quem o réveillon tem de ser vivido à grande e com requinte e sofisticação em ambiente de hotel.

É também o seu caso e ainda não tem nada marcado? Se sim, escolha uma das propostas que lhe apresentamos de seguida, reserve já, comece a escolher o que vai vestir e calçar e divirta-se muito. Veja também sugestões de 5 looks que vão dar muito brilho às suas festas. Boas entradas!

1. Onda de azul cristal numa festa que promete ser inesquecível

Uma festa glamorosa com direito a jantar de gala ou um jantar de degustação num ambiente mais intimista? No SUD Lisboa, que integra um restaurante, vários bares, um terraço, uma piscina e um espaço para eventos, pode optar por um ou por outro, sendo que se optar pelo SUD Lisboa Hall estará a usufruir de um novo espaço em primeira mão. Crystal night by SUD Lisboa Hall é o tema.

«Os convidados vão iniciar esta última viagem do ano de 2017 mergulhados numa onda de azul cristal (…) Irão identificar estas cores e o brilho do cristal em todos os ângulos do Hall, que estará elegantemente decorado. Todos os que optarem por esta festa serão recebidos por animadores que com as suas performances irão criar momentos de interação», prometem os organizadores.

Para criar suspense, muitas das surpresas reveladas apenas no momento, mas o Modern Life/SAPO Lifestyle, que já visitou o espaço e provou o menu que vai ser servido, da autoria do chef Angel Reyes. Composto por seis pratos, integra especialidades como vol au vent de mexilhão, medalhões de lavagante e canellone de camarão ou ainda lombo de novilho corado, marmelada de cebola e macadamia.

20 sugestões de última hora para quem gosta de passar o réveillon em hotéis

2. Diversão ao som de grandes clássicos

No hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Paço de Arcos, também se anuncia um réveillon inesquecível. Depois de um coquetel de boas-vindas, será servido um jantar gourmet com parfait de truta e espargos verdes, lagosta e tornedó de novilho e ainda uma ceia. A animação é assegurada pela cantora Ana Laíns, que revisitará grandes clássicos das décadas de 1970, 1980 e 1990.

3. Fim de ano requintado e glamoroso

No exclusivo e requintado Corinthia Lisboa Hotel, a festa arranca às 19h30 com um coquetel que antecede um jantar de gala, onde não vão faltar canapés irresistíveis. Espargos com presunto, filetes de anchova com tártaro de tomate, crackers com legumes grelhados em juliana, puré de couve-flor com caril e tempura de gambas em coco com molho de pimentão, manga e coentros são algumas das propostas iniciais.

O jantar, servido a partir das 20h30, é igualmente requintado. Depois de vieiras crocantes, segue-se garoupa au meunier com puré de batata-doce e salicórnia e lombo de lebre com repolho vermelho, couves-de-bruxelas e pão temperado. Para sobremesa, há torta de merengue de limão com gelado cremoso de iogurte e figos. Além da atuação de um DJ, haverá música ao vivo. Será ainda servida uma ceia.

20 sugestões de última hora para quem gosta de passar o réveillon em hotéis

4. Propostas (muito) tentadoras para um réveillon saloio

O hotel Dolce CampoReal Lisboa, em Turcifal, nos arredores de Torres Vedras, a pouco mais de 45 minutos de Lisboa, criou um pacote de passagem de ano que inclui alojamento, um coquetel de boas vindas, um jantar buffet com animação musical e ainda uma animada festa de ano novo. Para uma experiência gourmet num espaço mais exclusivo, há a possibilidade de optar pelo jantar no restaurante Grande Escolha.

Este menu de degustação, harmonizado com os melhores vinhos da região oeste, inclui um show cooking e um bar de ostras e ceviche, para além de seis pratos, especialmente idealizados pelo chef Rui Fernandes para esta noite especial. Além do tradicional fogo de artifício, haverá também animação musical e, como não poderia deixar de ser, champanhe e passas, bar aberto após a meia-noite e ainda uma ceia.

5. Ex-guarda-redes do Futebol Clube do Porto dá música

No Tróia Design Hotel, em Tróia, o último jantar de 2017 inicia-se com uma entrada de lavagante assado e vieira corada com maionese de wasabi e pó de alga nori, sendo seguido de um filete de linguado com risoto com tinta de choco e túberas e de um lombinho de vitela com mousse de cogumelos do bosque e massa kadaif, puré de batata doce e castanhas com cesto da horta e jus de vitela.

O programa deste hotel inclui uma ou duas noites de alojamento em quarto deluxe, aperitivo à chegada no Centro de Espectáculos e Casino, o jantar de réveillon com menu degustação especial com bebidas incluídas, show com a banda H1, liderada por Helton, conhecido ex-guarda-redes do Futebol Clube do Porto, bar aberto após o jantar e ceia. Inclui ainda pequeno-almoço buffet e brunch de ano novo.

6. A noite de todas as divas a norte

Para festejar a noite de réveillon 2017/2018, o Holiday Inn Porto Gaia, em Vila Nova de Gaia, preparou um programa dedicado às divas, convidando todos os clientes e hóspedes a viverem esta noite com a reverência e magnificência que apenas são permitidas às grandes celebridades. Depois de um coquetel, será servido um jantar de gala preparado pela equipa do chefe Luis Santos.

À meia-noite, o hotel oferece espumante e passas e, pela noite dentro, os clientes contam ainda com um buffet diversificado e com uma ceia. É possível usufruir desta festa numa estadia a partir de duas noites que também inclui pequeno-almoço buffet com show cooking, tratamento VIP no quarto, acesso à sala de relaxamento e ao circuito de hidroterapia do Spa&Tea.

20 sugestões de última hora para quem gosta de passar o réveillon em hotéis

7. Ópera de Veneza num grandioso espetáculo de recriação

Charme, mistério e luxo. Na noite de passagem de ano, o Penha Longa Resort, em Sintra, recria o ambiente único da Ópera de Veneza. Ao todo, o hotel disponibiliza três propostas gastronómicas distintas que aliam o luxo à mais esperada noite do ano. Como sempre, a festa é de gala na sala Coroa do Mosteiro, datada do século XIV, onde acontecerá um grandioso espetáculo de recriação.

A ementa especial inclui propostas gastronómicas como o ceviche de bivalves com folhas de huacatay e leche de tigre, foie-gras e maçã reineta em canelone com redução de vinho do Porto, cremoso de cenoura com sortido de legumes temperados com vinagrete de laranja, pregado escalfado com mousseline de alcachofra-de-jerusalém, caviar ossetra e nage de vinho da Madeira.

8. Tentações gastronómicas servidas com (muito) requinte

Para a noite de fim de ano, o hotel NAU Palácio do Governador, em Lisboa, preparou um programa especial que arranca às 19h30 com um coquetel no bar Occasus. O jantar começa a ser servido no restaurante Ânfora uma hora depois. Para que esta última noite do ano seja saboreada de uma forma verdadeiramente inesquecível, o menu exclusivo inclui neve de queijo cabra em crumble com compota.

Lavagante em algas da ilha com essências de maçã, pregado com legumes em emulsão de Alvarinho e vitela de leite com batatas e ragu de cogumelos do bosque são outras das especialidades que abrilhantam esta refeição, que só fica completa com a esfera de chocolate e morangos com creme de nata e frutos silvestres. O brinde ao novo ano, com champanhe Pommery, terá lugar no bar Occasus.

20 sugestões de última hora para quem gosta de passar o réveillon em hotéis

9. Cozinha de memórias numa noite de folia e diversão

Em Amarante, a Casa da Calçada Relais & Châteaux preparou um programa exclusivo de duas noites em quarto duplo para usufruir plenamente de uma estadia memorável e experiência única no restaurante Largo do Paço. Com entrada a 30 de dezembro e saída a 1 de janeiro, inclui pequeno-almoço buffet, jantar de fim de ano com música ao vivo, animação com DJ e bar aberto e ceia.

No primeiro dia de 2018, será servido um almoço buffet com bebidas incluídas. Em todas as ocasiões, sob a orientação do chef Tiago Bonito e com a coordenação do diretor de alimentação e bebidas Adácio Ribeiro, os clientes serão presenteados com propostas gastronómicas verdadeiramente inesquecíveis. Uma cozinha de memórias que privilegia o uso dos produtos mais frescos, predominantemente de origem local.

20 sugestões de última hora para quem gosta de passar o réveillon em hotéis

10. Musical fantasmagórico com vista para a praia

O Hotel Sana Sesimbra, localizado na primeira linha de praia, mesmo no centro desta vila piscatória, aposta num réveillon inspirado no musical «O fantasma da ópera». O programa completo inclui alojamento com pequeno-almoço buffet, jantar e brunch de ano novo. O jantar temático inclui cinco pratos de degustação e, no final da noite, para repor energias, será servida uma ceia.

11. Festa à lareira numa casa senhorial oitocentista

Para entrar o ano de uma forma relaxada, a Quinta Nova, em Covas do Douro, rodeada pelas exuberantes vinhas do Douro, propõe um programa especial para a passagem de ano 2017. A ideia passa por degustar vinhos de excelência enquanto aprecia a aconchegante lareira da casa senhorial oitocentista. O menu criado para o jantar de fim do ano foi especialmente desenvolvido para surpreender os paladares mais exigentes.

12. Contraste de paladares numa viagem de sabores

Para o último e mais elegante jantar do ano, no dia 31 de dezembro, o chef Vasco Lello do restaurante Café Príncipe Real do hotel Memmo Príncipe Real sugere uma viagem de sabores onde predominam as especiarias e o contraste de paladares. A noite começa com um coquetel de boas vindas, musse de salmão e caviar em blini, tártaro de novilho trufado e medalhão de caranguejo real com suno mono.

Segue-se, depois, como entrada, bisque de lavagante com estragão e terrina de foie-gras com brioche e compota de uva moscatel. Como prato de peixe, será servido robalo do mar braseado com pot-au-feu de carabineiro. Depois de um sour de maracujá e manjericão chega o prato de carne, waggu com gogumelos e molho de vinho do Porto. A sobremesa, à base de chocolate com 70% de cacau, matcha e framboesas, é, também ela, irresistível.

20 sugestões de última hora para quem gosta de passar o réveillon em hotéis

13. Ementa requintada com sotaque nortenho

Para entrar em 2018 com o pé direito, o NH Collection Porto Batalha, na segunda maior cidade do país, apresenta um menu exclusivo elaborado pelo chef António Vieira. Além de ceviche de peixe em massa won-ton frita e rebento de mostarda, a ementa requintada inclui rolo de salmão fumado, miolo de sapateira, maçã verde e ovas, vieiras grelhadas com alcachofras e foie-gras com molho de especiarias.

As estrelas gastronómicas da noite são, contudo, a tranche de robalo com camarão, batata e molho de caldeirada e o tornedó de veado com molho de chocolate, gratinado de batata e legumes. Há ainda lugar para uma seleção de queijos e compotas portuguesas e, para sobremesa, um dos momentos mais esperados da noite, brownie de chocolate e frutos secos e gelado de caramelo.

14. Fim de ano com vista para o rio

Rodeado de água e de uma vegetação luxuriante, o Hotel Segredos de Vale Manso, localizado numa das margens da albufeira da Barragem de Castelo de Bode, no limite dos concelhos de Tomar e de Abrantes, também tem um pacote de réveillon de dois ou três dias com alojamento. A festa de passagem de ano, com vista para o rio Zêzere, inclui um jantar de gala com uma ementa especial, animação e ceia.

20 sugestões de última hora para quem gosta de passar o réveillon em hotéis

15. Passagem de ano numa aldeia pitoresca

No hotel Solar dos Cáceres, em Casal Vasco, no concelho de Fornos de Algodres, além de um pacote especial com alojamento nesta aldeia pitoresca, está também a ser preparado um jantar de ano novo. A ementa inclui entradas, leitão, carne assada, chanfana, cataplana de amêijoas, camarão, saladas e sobremesas. Às 12 badaladas, há champanhe e, pela noite dentro, caldo verde, broa e chouriço assado.

16. Ambiente de cabaré a uma hora da capital

Na última noite do ano, o hotel Marriott Praia D’El Rey recria o ambiente de um cabaré para celebrar com toda a pompa e circunstância o novo ano que se aproxima. Esta unidade, localizada nas proximidades de Óbidos, a cerca de uma hora de Lisboa, convida a receber 2018 com muita alegria, cor e energia, com um programa que inclui estadia, jantar, festa temática com fogo de artifício e um brunch de ano novo.

17. Prova de azeites e passeio pedestre antes das 12 badaladas a sul

No Algarve, o Hotel Rural Quinta do Marco, nos arredores de Tavira, preparou um programa de réveillon que arranca às 16h30 com um passeio pedestre pela propriedade, seguido de uma prova de azeites às 18h00. O jantar no restaurante panorâmico inclui bisque de marisco com croutons, lagosta e tornedó de novilho com batatas e espargos, musse de figo, maçã caramelizada e praliné de amêndoa.

Às 12 badaladas, há passas e espumante, para não fugir à tradição e para renovar os votos de felicidade para o novo ano. À semelhança da maioria das unidades hoteleiras, a noite prossegue com bar aberto, com a atuação de um DJ e uma ceia. Para os mais resistentes e para os mais esfomeados, o ano novo começa com um brunch, que será servido entre as 10h00 e as 16h00.

18. Bater de panelas e contos de fadas num réveillon alentejano

A Terra do Sempre, unidade de turismo rural em Grândola, propõe uma passagem de ano verdadeiramente digna de um conto de fadas. Para entrar em 2018 em grande, há karaoke e muita animação. A contagem decrescente para a meia-noite será feita ao som do bater das panelas. A ementa inclui especialidades como camarões do mar do norte em geleia do sul, entre muitas outras entradas.

Creme de legumes que nos deixa felizes para sempre, lombo de porco recheado com farinheira ou com ameixa e ananás ou ainda um bolo de chocolate inspirado no Tom Sawyer e pudim com pó de fada para voar como o Peter Pan são outras das originais propostas que antecedem uma ceia com caldo tão verde quanto a floresta mais próxima, queijos e doces e ainda chouriço assado com pão alentejano.

20 sugestões de última hora

19. The Great Gatsby inspira passagem de ano animada

Um réveillon elegante, sofisticado e repleto de glamour, inspirado nas festas de The Great Gatsby, é a proposta do Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Vale da Aguieira, no concelho de Mortágua. A animação musical está a cargo da banda Expresso Cool, abrilhantada pela magnífica voz de Silvia Mitev. Para quem procura um fim de semana de animação mas também de descanso, esta unidade hoteleira propõe um programa de duas noites.

Além do tratamento VIP e personalizado, inclui alojamento em apartamento T1, acesso gratuito à piscina interior climatizada, à sauna, ao banho turco, ao jacuzzi e ao ginásio e ainda a possibilidade de late check-out para os mais dorminhocos. O programa de celebração de fim de ano contempla ainda, além da festa, um pequeno-almoço buffet e um brunch especial no dia 1 de janeiro de 2018.

20. Ementa requintada para paladares sofisticados

Para o último e mais festivo jantar do ano, o DoubleTree by Hilton Hotel Lisbon, em pleno centro da capital, propõe um menu de passagem de ano que começa com um foie-gras braseado com doce de figo e gestes de laranja, seguido de um dueto de lagosta e lavagante azul com molho branco de champanhe e tornedó de tamboril sobre legumes ao vapor regado com consumé de marisco.

Magret de pato com framboesas frescas e endívias braseadas é outra das especialidades gastronómicas da ementa desenvolvida pelo chef desta unidade hoteleira para esta celebração. Como sobremesa, a sugestão recai sobre uma régua de dois chocolates com biscoito e creme brulée morno. A noite de réveillon desta unidade hoteleira terá animação, durante toda a noite, com a atuação de um DJ.

Texto: Luis Batista Gonçalves