Portugal do século XVI maravilhou-se com a chegada de um rinoceronte que não teve um final feliz. Bucéfalo, um cavalo negro, de proporções incomuns, terá ajudado Alexandre, o Grande, a construir o seu império; o cão Alão foi determinante para a conquista de Alenquer por D. Afonso Henriques.

Estas são três, entre as dezenas de estórias, tendo como protagonistas animais e a sua relação com os seres humanos. Narrativas que lemos em “Animais que ficaram para a história” (uma edição Manuscrito), obra que chega aos escaparates assinada por Raquel Oliveira e António Lopes.

Em perto de 230 páginas, os autores trazem-nos apontamentos de diferentes períodos da História e em diferentes áreas da relação entre animais e humanos. Um livro com nomes incontornáveis, como a ovelha Dolly, o primeiro mamífero a ser clonado, ou a Laika, a cadela cosmonauta. Páginas onde cabe, também, a cadela Lassie, protagonista em dezenas de filmes, e o Chico, o papagaio da fadista Amália Rodrigues.

Entre os felinos, merecem menção Nelson e Jock, os gatos de Winston Churchill. Também não é esquecido, nos canídios, Bo, o cão de água português que viveu na Casa Branca.

Raquel Oliveira, antropóloga de formação, tem no jornalismo a sua atividade, sendo coautora, entre outros, do livro “A vida louca dos reis e rainhas de Portugal”. António Lopes, mestre em filosofia é docente nesta área.  Publicou o romance “Como se fosse a última vez”.

O livro chega aos escaparates com o preço de 14,90 euros.

PASSATEMPO

Para ganhar um dos três livros que estamos a oferecer terá de responder acertadamente às duas perguntas que deixamos.

O passatempo decorre até às 23h59 do dia 10 de julho de 2019.

APENAS AS PARTICIPAÇÕES QUE INCLUAM OS DADOS SOLICITADOS SERÃO CONSIDERADAS. Se tiver alguma dúvida poderá enviar um mail para sapolifestyle@telecom.pt. Não serão respondidas a dúvidas na caixa de comentários.

Cada participante pode concorrer uma única vez. As segundas participações recebidas não serão tidas em linha de conta.

Os vencedores serão anunciados a 11 de julho  de 2019 a partir das 11h00.

Boa sorte!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.