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Lisboa regressou aos anos 40, 50 e 60 durante dois dias

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15 out 2015 16:08
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A pensar nos amantes da cultura vintage, a Graça recebeu o Downtown Jamboree Lisbon Weekender. Um evento onde foi possível reviver memórias dos gloriosos anos 40, 50 e 60.
  • A pensar nos amantes da cultura vintage, a Graça recebeu o Downtown Jamboree Lisbon Weekender. Um evento onde foi possível reviver memórias dos gloriosos anos 40, 50 e 60. Para além dos workshops de penteados e maquilhagem, o evento contou com muitas marcas vintage e muito rock’n’roll.
  • Raquel Carvalho de Castro revela que a ideia de criar um evento vintage em Lisboa é um sonho antigo até que surgiu a oportunidade do Downton Jamboree Lisbon Weekender. “Jamboree é entendido como um encontro. E no fundo é isso que nós queríamos um bocadinho transparecer: o facto de ser um encontro vintage onde as pessoas poderiam desfrutar de várias atividades dentro desta atmosfera antiga”, revela a CEO do projeto e evento que decorreu dia 10 e 11 de outubro na Graça.
  • A primeira edição do evento contou com a presença de 30 marcas portuguesas, todas elas ligadas ao vintage, e o feedback do público tem sido positivo. “A moda é cíclica e o vintage neste momento está na moda e vende. Nós queremos mostrar que há mercado, que há talento e bandas de muita qualidade – que são mais conhecidas no estrangeiro do que em Portugal - e que é possível montar eventos deste género”.
  • Ana Encarnação e Rita Aguiar quiseram mudar de vida e criaram a Neptune’s Love, uma marca que se dedica à criação de peças únicas e exclusivas, todas feitas à mão e com muito amor. “O nome vem de uma curiosidade astrológica. Tanto eu como a Rita somos ascendentes de peixes, o signo da criatividade, ligado às artes e literatura. E Neptuno como é o deus dos Mares surgiu o Neptune’s Love”, explica Ana Encarnação.
  • Tapa-mamilos, chapéus e peças de vestuário são apenas algumas das peças que confeccionam. “Todas as peças são especiais, feitas de raiz, têm uma história por trás e são tradução do nosso imaginário pessoal”, revelam as jovens empreendedoras. Apesar da marca ainda estar no início, Ana e Rita vêm com bons olhos o interesse que se tem criado em torno da cultura vintage. “Para nós é um estilo de vida que sempre cultivámos, e é sempre bom encontrarmos pessoas que se identificam connosco e com as peças”, rematam.
  • A convite da organização, a Barberhood Lisboa veio cortar o cabelo aos visitantes, recriando assim o espírito da barbearia clássica. Salvador Rodrigues, dono do espaço físico localizado no Campo Pequeno, conta que esta é uma paixão antiga. “Corto cabelo desde os 15 anos e sempre estive envolvido na cultura de tatuagens e do rock’n’roll, que acabou por desenvolver o gosto pela barbearia clássica.”
  • De pente e tesoura na mão, Salvador confessa que só trabalha com cortes de cabelo clássicos típicos dos anos 40 e 50. O nome Barberhood vem de irmandade, conceito que acaba por se refletir na filosofia da barbearia. “É um conceito muito familiar: as pessoas vem à barbearia, bebem uma cerveja e cortam o cabelo”, afirma.
  • Ao fim de várias anos de trabalho e após entrar na idade da reforma, António Garcia viu a oportunidade ideal para retomar um hobbie antigo: a pintura e o desenho. O artesanato do Avô distingue-se por todas as peças serem feitas em madeira recortada e pintadas à mão.
  • Elvis Presley, Jim Morrison, Jimmy Hendrix e Marilyn Monroe são apenas algumas das figuras criadas pelas mãos de António Garcia. “Comecei a fazer artistas e fotografias personalizadas. Mas também faço outras personalidades como o Ghandi e o Mandela,” afirma o artesão, que se mostra contente com o sucesso crescente da marca.
  • O projeto surgiu há 20 anos pelas mãos de Maria Amélia e das filhas. Juntas criaram a empresa familiar Gata na Ladra que se dedica à criação de mochilas e peças de vestuário únicas. “O nosso trabalho começou com os gatinhos, por isso é que se chama a ‘Gata na Ladra’. Mas os rapazes queixavam-se de que só tínhamos coisas para raparigas e daí surgiram as caveiras e outras figuras”, explica Maria Amélia que é presença habitual em várias feiras internacionais. Os blusões e coletes fazem muito sucesso com os clientes a pedirem peças personalizadas. “Desde Frida Khalo, Fernando Pessoa à Amália”, revela a artista que acrescenta que o processo de criação é um pouco demorado. “Para criar o primeiro modelo demora 8 horas de desenho e ampliação”.
  • Angela Ansiães tem um atelier onde recicla e reutiliza acessórios vintage. “O meu objetivo é transformar as peças vintage em peças atuais, sempre com um toque retro”, explica a dona da marca Aifa Crew. “Trabalho muito com acessórios de cabeça. Desde ganchos a bandoletes todos cozidos à mão,” Esta é uma paixão antiga que começou muito cedo, desde a época das barbies. “Eu crio acessórios muito virados para as pessoas que gostam de usar um estilo vintage e dentro do novo punk… Mas tenho outras linhas mais urbanas.”
  • O Bazaar Vintage é conhecido pelas peças exclusivas dos anos 50, 60, 70 e 80. “Eu trabalho com peças antigas - únicas e de boa qualidade - de lojas que já fecharam”, explica Juliana Ferreira que é presença assídua em feiras vintage nacionais. Roupa, óculos de antigos, acessórios e móveis são apenas algumas das peças que podemos encontrar no seu showroom no Bairro Alto. “A moda do vintage vem do estrangeiro, mas cada vez mais está em Lisboa e em Portugal. Agora ganharam um nova vida e renasceram.”
  • A Mad Moiselle Vintage Hairstylist nasceu em 2014 pelas mãos de Madalena Costa. Licenciada em Design, o amor pelos penteados e pela estética surgiu na Faculdade, acabando por abrir o seu próprio salão em Lisboa. “O meu grande desafio é convidar as mulheres a viverem uma experiência: pôr rolos, todo o salão é decorado com fotografias das divas de antigamente, tenho os jornais e revistas de época portuguesas para folhearem enquanto esperam. É passar esse feeling ”, revela.
  • A cabeleireira autodidata, que leccionou workshops de penteados de inspiração vintage durante a feira, faz penteados desde os anos 20 aos anos 60 e a respetiva maquilhagem. “Há quem goste muito das ondas largas dos anos 40 à Dita Von Teese, é um best-seller e até porque este ano falou-se muito em ondas. A Audrey Hepburn e a Brigitte Bardot também são nomes que as pessoas referem.”
  • Mariana Simões é a mente por detrás da Rumbanita Dance Shoes, uma marca portuguesa de calçado de dança. “Esta é uma marca que já está estabelecida no mercado português. E agora estamos a lançar no Downtown Jamboree Lisbon Weekender a Rumbanita Closet inspirada no retro dos anos 40 e 50”, revela em entrevista ao SAPO Lifestyle.
  • Graças à visibilidade de várias figuras públicas como Sónia Tavares dos The Gift e Filipa Gomes, do Food Channel, a procura por peças vintage tem aumentado de ano para ano. Casacos, saias rodadas, saias justas, cardigans e blusas são algumas das peças comercializadas pela marca. “O conceito da Rumbanita Closet é arranjar tecidos antigos oriundos de alguns países. A ideia é criar peças únicas, produzidas em Portugal e que se adaptam perfeitamente à moda atual.”
 
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