Num mês festivo, é importante a adoção de boas práticas ambientais para evitar os desperdícios de recursos e bens alimentares.

O Município de Palmela apresenta o Guia do Natal Sustentável, com 5 regras a aplicar em 5 passos:

1. Nos preparativos para a quadra natalícia opte, por exemplo, pela desmaterialização, escolhendo a deslocação em modos suaves ou em transportes públicos.

2. E nas decorações de Natal tenha em mente a poupança de recursos, dando primazia à utilização de materiais naturais, reutilizados e recicláveis.

3. Na escolha de presentes coloque em prática a regra 3 que apela a um “pensar circular”. Ao repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar vai, com certeza, oferecer um presente revestido de significado e “amigo do ambiente”.

4. Na confeção da ceia de Natal e outras refeições festivas evite o desperdício alimentar, planeando as refeições e optando por produtos locais e da época. Assim está a implementar esta regra que defende o desenvolvimento sustentável enquanto economia local forte.

5. Para que o seu Natal seja completo, não se esqueça de quem mais precisa e apoie causas que lhe sejam especiais. Assim faz jus a esta regra, dedicada à solidariedade e justiça social.

Na programação do “Viva o Natal em Palmela”, o Município também não descurou o Guia do Natal Sustentável.

Depois da Oficina “Enfeites e Presentes de Natal”, de 17 a 20 de dezembro, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, poderá visitar a Exposição de Natal Ecológica, organizada pela Fundação COI.

E de 13 a 23 de dezembro, opte pelos produtos e doçaria locais que estarão à venda no Mercado de Natal, no Largo de São João.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.