O filtro que se encontra na torneira e que quase passa despercebido tem funções importantes. Além de evitar salpicos quando abrimos a torneira, contribui para gastar menos água e filtra as partículas de areia ou de terra que possam estar nos canos e que tenham passado pelos restantes filtros ao longo da canalização.

Se pensarmos que é pelo filtro que passa a água que usamos e bebemos, é inquestionável a necessidade de limpá-lo ou substituí-lo. Com o passar do tempo, o filtro acumula partículas e precisa de ser mantido para continuar a cumprir a sua função.

É uma peça pequena e sensível, mas não é preciso um especialista para conseguir limpar ou trocar um filtro. Bastam 4 passos e algumas ferramentas que, certamente, tem em casa: chave inglesa, uma pequena escova e vinagre. Nalguns casos, pode ser necessário um filtro novo.

  1. Comece por desmontar a peça que contém o filtro. Para tal, vai precisar da chave inglesa. Encaixe-a nas ranhuras da ponteira da torneira e rode até que saia. Esta operação pode exigir alguma força se a torneira já for antiga e estiver calcificada.
  2. Assegure-se de que não perde as três peças essenciais que estão no interior da ponteira que retirou. No cartucho vai encontrar o filtro, o disco protetor e a anilha de borracha, essencial para ajustar a peça e evitar fugas.
  3. Depois de desmontado o filtro, já pode fazer a limpeza. Assim que retirar as peças, coloque-as debaixo da torneira e lave-as com água corrente para eliminar os restos de impurezas. Se for preciso, utilize a escova pequena para eliminar todas as impurezas entranhadas. Descalcifique as peças, deixando-as cerca de uma hora dentro de um copo com água e vinagre.
  4. Quando as peças estiverem lavadas e secas, volte a colocá-las, uma a uma, dentro da ponteira e enrosque com a chave inglesa. Se concluir que as peças estão demasiado gastas ou estragadas, compre um filtro novo. Consegue encontrá-los nas lojas a partir de 2 euros.
  5. Fez esta limpeza recentemente, mas entretanto houve obras na canalização ou cortes no abastecimento devido a obras na rede pública? Volte a verificar se o filtro está todo limpo ou se ficaram partículas retidas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.