Diz o ditado que “small is beautiful” e a Small Luxury Hotels of the World, que agrega 520 pequenos hotéis de luxo em todo o mundo, confirma-o. A Pousada Mosteiro de Guimarães, com apenas 51 quartos e um restaurante (Dona Mafalda) e o seu ambiente histórico, passa a figurar nesta lista exclusiva.

O antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa, habitado primeiro por monges agostinhos, desde o séc. XII e depois pela ordem de São Jerónimo, a partir do séc. XVI, já funcionou como colégio e está localizado bem perto do centro da cidade berço.

Readquirido pelo Estado com vista à transformação em hotel, já na década de 1970, o edifício já tinha sido distinguido pela Condé Nast Johansens em 2015. Devido ao grau de localização privilegiada, qualidade, conforto e serviços personalizados, a Pousada Mosteiro de Guimarães passa a ter a seguir ao nome a sigla ‘SLH’, juntando-se a um grupo restrito de 16 unidades hoteleiras em território nacional, quatro delas do Grupo Pousadas de Portugal: Lisboa, Amares, Crato e Estoi, na categoria “Monument”.

“Passamos a ter cinco unidades ao mesmo nível do melhor que existe no mundo, permitindo que os nossos clientes atravessem Portugal de Norte a Sul, ficando alojados em mosteiros e palácios com História genuína, usufruindo de uma experiência única”, refere Miguel Velez, administrador das Pousadas de Portugal. “Este passo estava pensado para ser dado em 2017, mas o sucesso da estratégia definida para as Pousadas de Portugal, que passa não só pelo reposicionamento da oferta, como também por um esforço de promoção internacional muito forte e ainda pela aposta na portugalidade, acabou por permitir antecipá-lo”, acrescentou o responsável.