Uma fotografia do português João Taborda conquistou o primeiro lugar na edição de 2017 dos Siena International Photo Awards, prémios italianos que anualmente distinguem algumas das melhores fotografias da atualidade. Tirada num festival animado, venceu na categoria Rostos e pessoas fascinantes, uma das nove categorias a concurso. Este ano, a organização do certame recebeu perto de 50.000 imagens.

Enviadas por fotógrafos profissionais e amadores de 161 países, as fotos recebidas foram depois avaliadas por um júri. «Somos um dos concursos de fotografia que regista maiores índices de participação internacional», regozijam-se os promotores da iniciativa. Os dois prémios mais cobiçados, o que distingue a melhor fotografia do ano e o melhor autor, foram atribuídos a dois fotógrafos norte-americanos.

Randy Olson, um reputado profissional da imagem que colabora regularmente com a revista National Geographic, levou para casa o galardão máximo com uma fotografia que retrata um bando de grous durante uma tempestade com relâmpagos. Uma imagem que captou em agosto de 2016. «Instalei a câmara num tripé e comecei a premir o botão, fazendo disparos sequenciais de 30 em 30 segundos», revelou publicamente.

Texto: Luis Batista Gonçalves com João Taborda (fotografia)