A renovada loja do Museu Nacional de Arte Contemporânea (Mnac), com layout da autoria e curadoria de Joana Beirão, arquiteta de interiores e fundadora do portal Portugal Faz Bem, passou a contar com criações de marcas 100% portuguesas. Peças que, da indústria à manufatura, representam uma nova geração do saber fazer e que incluem projetos como Azulcer, Mokki, Olaio, Susdesign-Corque, Darono, Dam, re.sk8, Goma by Flowco, Olivah, Reshape, Oficina 166, Boa Safra e Slow. Contas feitas, a loja arranca com 13 marcas portuguesas, contextualizadas na instalação “As Fábricas Portuguesas Saem à Rua”, e que pode ser visitada no átrio do museu. “A seleção das marcas foi estratégica, visando valorizar a criatividade e inovação presentes no mercado e, as que melhor representam o tecido empresarial português da fileira 'casa'”, explica Joana Beirão.

Esta que é a primeira loja de um museu nacional com representação de marcas de design e produção nacional, vai receber a partir de setembro vários eventos Portugal Faz Bem, incluindo os “Encontros Portugal Faz Bem”, um espaço onde as marcas convidadas contam as suas histórias de vida.

Portugal Faz Bem seleciona marcas de produção nacional para nova loja do Museu Nacional de Arte Contemporânea
créditos: Portugal Faz Bem

O “1º Encontro integrado no Programa da Loja MNAC”, decorreu na inauguração do espaço e sob o tema da relevância da criação de estratégias conjuntas para divulgar o que de melhor se faz na Marca Portugal. Nesta conversa foram ouvidos, Carlos Coelho, Presidente da Ivity e Brand Expert desde 1985, a design thinker Joana Beirão, e Emília Ferreira, Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea. Um encontro que abordou questões como “o novo tecido empresarial português, que tem nascido e renascido em Portugal, marcas criativas, inovadoras, autênticas e de grande qualidade; sublinhou-se a importância de, enquanto portugueses, valorizarmos o que se faz no nosso país; e refletiu-se sobre estratégias na perceção ‘Made in Portugal’”, sublinha a equipa do Portugal Faz Bem.

A loja que reabriu a 11 de julho conta com o mecenato da Fundação Millennium bcp.