O Teatro Nacional D. Maria II encontra-se encerrado até dia 6 de abril, mas não necessariamente mais distante dos seus espectadores e da sua missão de fazer chegar a atividade teatral a diversos públicos.

Para colmatar a distância física, durante as próximas semanas, o Teatro "leva à cena" a iniciativa online D. Maria II em Casa, com o objetivo de incentivar os portugueses a incluírem o teatro nas suas novas rotinas.

A partir de agora, o D. Maria II terá uma programação diária exclusivamente online e gratuita. Todas as sextas e sábados, às 21h, o Teatro estreia um espetáculo online, que ficará disponível até ao final da iniciativa D. Maria II em Casa.

Desta programação, fazem parte produções e coproduções do D. Maria II que estrearam nos últimos anos e que agora, pela primeira vez, podem ser vistas em casa.

O primeiro espetáculo - Montanha Russa, de Inês Barahona e Miguel Fragata - estreou na passada sexta-feira, dia 21, na Sala Online do D. Maria II. O calendário com os restantes espetáculos será relevado brevemente em www.tndm.pt.

De segunda a domingo, as páginas de Instagram e Facebook do D. Maria II contarão também com vários conteúdos associados ao Teatro, à sua história, atores, espetáculos ou dramaturgia, com os quais os espectadores são convidados a interagir.

Para o Dia Mundial do Teatro, que se assinala no próximo dia 27 de março, o D. Maria II está também a preparar uma programação especial online, que será anunciada brevemente.

Movimento D. Maria II em Casa

Numa altura em que a maioria das pessoas se encontra em casa e sem possibilidade de ter acesso a espaços culturais, o teatro pode continuar a ser uma importante forma de interação social. Para tal, o D. Maria II incentiva a criação e partilha de teatro, com o Movimento D. Maria II em Casa.

Como? A partir de casa, qualquer pessoa pode gravar vídeos com pequenas peças de teatro em família, recriações de cenas famosas de teatro, cinema ou televisão, histórias inventadas ou leituras de textos.

Os vídeos devem ser partilhados no Instagram ou no Facebook com as hashtags #dmariaiiemcasa, #teatroemcasa e #ficoemcasa.

Regularmente, o Teatro Nacional D. Maria II irá partilhar os melhores vídeos nas suas redes sociais. No final do Movimento D. Maria II em Casa, haverá ainda prémios para os vídeos mais originais: assinaturas de 20, 10 e 5 espetáculos, para a próxima temporada do D. Maria II.

Consulte rodas as informações sobre a iniciativa D. Maria II em Casa aqui.