O Museu do Caramulo anunciou o lançamento da sua primeira acção de crowdfunding, intitulada “Salvem o Messi”, com o objectivo de restaurar um automóvel Messerschmitt KR200 de 1958, que integra a colecção do museu. Esta acção inédita tem por meta angariar os 5.000 euros necessários para o restauro deste peculiar automóvel, e está a decorrer online, através da plataforma PPL, e offline, através de donativos feitos no próprio Museu do Caramulo.

É a primeira vez que o Museu do Caramulo, uma instituição com mais de 60 anos de história, lança uma acção de crowdfunding, com o intuito de preservar o património histórico e cultural associado a um automóvel único, trazendo-o para perto do público em perfeito estado de conservação. Para Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo “esta é uma forma de abrirmos o museu à sociedade civil, aos nossos visitantes e a todos os entusiastas e envolvê-los na vida e nas acções do museu”. E acrescenta “O mundo e a cultura estão hoje globalizados, e o Museu do Caramulo tem tirar partido disso, utilizando as tecnologias para aproximar as pessoas daquilo que fazemos”.

O Messerschmitt KR200
O Messerschmitt KR200 é um dos microcarros históricos no espólio do Museu do Caramulo e um dos automóveis que integram a exposição “Micro Carros, Grandes Histórias”, inaugurada no passado sábado e que pode ser visitada no museu até 6 de Dezembro.

O restauro do Messerschmitt, orçamentado em 5.000 euros, inclui a colocação de vidro de cabine novo, reparação de chaparia, uma pintura nova, a reparação dos estofos no interior, a reparação mecânica do motor e da caixa de velocidades, a reparação dos componentes eléctricos, a colocação de jogo de pneus novo e a colocação de farolins novos.

A campanha “Salvem o Messi”
A campanha “Salvem o Messi” tem por objectivo angariar os 5.000 euros necessários para o restauro do Messerschmitt e decorre, offline e online, até 21 de Outubro de 2015.

Museu do Caramulo criou o domínio www.salvemomessi.com, que direcciona para o site onde os apoiantes poderão fazer donativos de qualquer valor, e pagar através de diferentes formas, contribuindo assim para este projecto.

Para donativos superiores a 10 euros, os crowdfunders irão receber, como é habitual neste tipo de programas, um conjunto de vantagens únicas, como ter o seu nome associado ao carro que ajudaram a restaurar, receberem publicações exclusivas do museu, e até ganhar uma subida da mítica Rampa do Caramulo a bordo do Messerschmitt KR200, no lugar de co-piloto, depois de concluído o restauro.

Para saber mais sobre a campanha “Salvem o Messi”, conhecer as vantagens e contribuir para o restauro, dirija-se a www.salvemomessi.com

VEJA IMAGENS DO "MESSI":